---
title: Matriz elétrica alcança 1,7 GW no primeiro trimestre de 2025 | Paraná Cooperativo
description: Matriz elétrica alcança 1,7 GW no primeiro trimestre de 2025
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/matriz-eletrica-alcanca-1-7-gw-no-primeiro-trimestre-de-2025
language: pt-BR
date: 2025-04-09T07:49:25Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/matriz-eletrica-alcanca-1-7-gw-no-primeiro-trimestre-de-2025. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1717
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/matriz-eletrica-alcanca-1-7-gw-no-primeiro-trimestre-de-2025. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Matriz elétrica alcança 1,7 GW no primeiro trimestre de 2025 

![aneel 09 04 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/04/09/aneel/aneel_09_04_2025.webp)A potência de geração de energia elétrica no Brasil foi ampliada em 1.742,28 megawatts (MW) nos primeiros três meses de 2025, conforme demonstra levantamento realizado pelas áreas técnicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A expansão verificada somente em março foi de 220,30 MW, em 11 novas usinas em operação comercial: duas termelétricas (113,40 MW), sete eólicas (102,30 MW), uma central geradora hidrelétrica (3,70 MW) e uma pequena central hidrelétrica (0,90 MW). Quase 40% do crescimento da matriz elétrica no mês corresponde à entrada em operação da Usina Nova Venécia 2, a gás natural. Localizada em Santo Antônio dos Lopes/MA, ela possui potência autorizada de 87,22 MW.

O primeiro trimestre do ano contou com a liberação de novas usinas em 11 estados nas cinco regiões do país. O Mato Grosso do Sul apresenta a maior expansão no período, com 437,13 MW, seguido da Bahia, com 356,70 MW. Considerando apenas o mês de março, o Maranhão foi o estado com maior crescimento da potência instalada no mês, com 113,40 MW decorrentes da entrada em operação de duas termelétricas. A Bahia ficou em segundo lugar, com duas usinas e 85,50 MW instalados.

### Capacidade total de usinas centralizadas é de 209,9 GW 

Em 1º de abril, o Brasil somou 209.905,0 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do [Sistema de Informações de Geração da Aneel, o Siga](https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNGE3NjVmYjAtNDFkZC00MDY4LTliNTItMTVkZTU4NWYzYzFmIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9), atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 85,04% das usinas são consideradas renováveis.

### Onde encontrar mais dados sobre a geração elétrica 

Uma abordagem mais detalhada do crescimento da oferta centralizada de energia elétrica pode ser encontrada no [painel Ralie](https://portalrelatorios.aneel.gov.br/Ralie), que reúne informações sobre a expansão da matriz elétrica. Com formato intuitivo, a ferramenta amplia o acesso aos dados de fiscalização de novas usinas em implantação e facilita o acompanhamento da expansão da oferta de geração de acordo com o ano, região, tipo de fonte de energia, entre outros filtros. Os objetivos são aprimorar a interatividade e fornecer mais informações sobre obras de geração.

As informações do painel são atualizadas mensalmente baseadas nas inspeções in loco nas obras das centrais geradoras e nos dados disponibilizados no Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica (Rapeel), que conta com a contribuição das empresas fiscalizadas para uma análise minuciosa da equipe de monitoramento. Veja [neste link](https://www.gov.br/aneel/pt-br/centrais-de-conteudos/relatorios-e-indicadores/geracao) os relatórios e indicadores da Aneel relacionados à geração de energia elétrica. (*Aneel*)

![aneel quadro 09 04 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/04/09/aneel/aneel_quadro_09_04_2025.webp)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-04-09T07:49:25Z",
            "datePublished": "2025-04-09T07:49:25Z",
            "description": "Matriz elétrica alcança 1,7 GW no primeiro trimestre de 2025",
            "headline": "Matriz elétrica alcança 1,7 GW no primeiro trimestre de 2025",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/04\/09\/aneel\/thumbnails\/thumb_aneel_09_04_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 586,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/matriz-eletrica-alcanca-1-7-gw-no-primeiro-trimestre-de-2025"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/matriz-eletrica-alcanca-1-7-gw-no-primeiro-trimestre-de-2025"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

