---
title: LOGÍSTICA I: Projeto vai modernizar Corredor de Exportação | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/logistica-i-projeto-vai-modernizar-corredor-de-exportacao-50750
language: pt-BR
date: 2012-03-30T13:28:43Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/logistica-i-projeto-vai-modernizar-corredor-de-exportacao-50750. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1617
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/logistica-i-projeto-vai-modernizar-corredor-de-exportacao-50750. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  LOGÍSTICA I: Projeto vai modernizar Corredor de Exportação 

> Para amenizar os problemas recorrentes de escoamento da safra, o Paraná deu início ao projeto Corredor de Exportação. A ação é desenvolvida em parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a Ferroeste e as Secretarias Estaduais de Agricultura e de Infraestrutura e Logística. Com investimentos de R$ 15 milhões, o projeto busca aprimorar a estrutura destinada à exportação no Estado.
> 
> **Centros logísticos** - Atualmente, a Codapar possui seis centros logísticos, localizados nos municípios de Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Guarapuava e Araucária. No total, a capacidade estática é de 250 mil toneladas, das quais 110 mil estarão à disposição do projeto Corredor de Exportação. O diretor técnico da Companhia, Sinval Reis, revela que um projeto piloto está sendo instalado entre Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava e deve iniciar as operações ainda este ano. A iniciativa deve chegar às demais unidades em 2013. ""As unidades vão receber, estocar, classificar e, em seguida, enviar por caminhões ou trens a produção para os portos de Paranaguá e Antonina"", explica.
> 
> **Infraestrutura** - Segundo Reis, as unidades terão infraestrutura para melhor atender os caminhoneiros e a modernização das estruturas vai agilizar o desembarque nos portos, tendo em vista que a carga já estará classificada. ""Vamos investir em infraestrutura de escoamento da produção. Acreditamos que será possível reduzir de 15% a 20% o custo Paraná"", avalia.
> 
> **Ampliação** - A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) negocia atualmente, junto ao governo federal, três projetos para ampliação da estrutura. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os projetos envolvem a reestruturação do corredor de exportação, com a construção de um sistema de píer para a atracação de quatro navios que ampliará a capacidade de embarque para 16 mil toneladas por hora; a construção de um corredor de exportação de granéis sólidos oeste; e a substituição dos armazéns horizontais do corredor de exportação, que prevê a construção de dois armazéns graneleiros com capacidade estática de 195 mil toneladas e rendimento operacional de 2 mil toneladas por hora.
> 
> **Aumento na movimentação** - Mesmo diante da quebra de safra paranaense, a expectativa da Appa é de aumento na movimentação nos portos. O movimento da exportação de granéis registrado no primeiro bimestre de 2012 é 40% superior ao do mesmo período do ano passado. Somente na soja, o volume é quatro vezes maior do que o embarcado nos dois primeiros meses de 2011. Segundo levantamento do Deral, até terça-feira, 52% da área cultivada com soja já havia sido colhida no Estado. No mesmo dia, a fila de caminhões aguardando entrada no Porto de Paranaguá chegou a 17 km na BR-277. (*Folha Rural / Folha de Londrina*)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sipat 2026: Cocari reforça cultura de segurança baseada no cuidado, na prevenção e na responsabilidade compartilhada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/cocari/cocari_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/sipat-2026-cocari-reforca-cultura-de-seguranca-baseada-no-cuidado-na-prevencao-e-na-responsabilidade-compartilhada)  09/10/2026 09:58

 

 

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T13:28:43Z",
            "datePublished": "2012-03-19T11:43:21Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "LOGÍSTICA I: Projeto vai modernizar Corredor de Exportação",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/logistica-i-projeto-vai-modernizar-corredor-de-exportacao-50750"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/logistica-i-projeto-vai-modernizar-corredor-de-exportacao-50750"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

