---
title: IPEA: Instituto pede fundo para financiar infraestrutura | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/ipea-instituto-pede-fundo-para-financiar-infraestrutura-68065
language: pt-BR
date: 2012-05-17T11:40:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/ipea-instituto-pede-fundo-para-financiar-infraestrutura-68065. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1461
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/ipea-instituto-pede-fundo-para-financiar-infraestrutura-68065. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  IPEA: Instituto pede fundo para financiar infraestrutura 

> A expansão da infraestrutura necessária nos próximos anos para acompanhar o crescimento econômico do país vai demandar a criação de um fundo específico de financiamento. É o que apontou o diretor de estudos e relações econômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcos Cintra, no lançamento do estudo "Brasil em Desenvolvimento 2011", ontem, em São Paulo.
> 
> **FAT** - Cintra disse que o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é uma fonte limitada de financiamento e que a área de infraestrutura possui demanda crescente e urgente. "Há necessidade de novas formas de subsidiar essa área. Temos que buscar novos instrumentos para fomentar a infraestrutura, que hoje é quase exclusividade do BNDES", afirmou o diretor de estudos e relações econômicas do Ipea.
> 
> **Origem dos recursos** - Já o diretor de Estudos Sociais do Ipea, Carlos Campos, ressaltou que é preciso avaliar de onde viriam os recursos desse fundo e lembrou que a capacidade de investimento da iniciativa privada no setor é limitada. "Projetos de energia, por exemplo, possuem viabilidade econômico-financeira, mas no setor de transporte isso nem sempre ocorre."
> 
> **Rodoviário** - Campos destaca que no setor rodoviário o capital privado deve administrar 13% dos 62 mil km da malha rodoviária do país, no fim do terceiro bloco de licitações. "Somente 15% do total da malha geram interesse das empresas por conta do retorno do investimento. Isso mostra que há pequena margem para crescimento", avalia.
> 
> **Portos e ferrovias** - Essa característica se repete nos segmentos portuário e ferroviário, que possuem expansão financiada pelo governo e recebem investimento público apenas na operação. No segmento aeroportuário, Campos estima que apenas 12 dos 67 aeroportos administrados pela Infraero gerariam interesse dos empresários. "Isso mostra o quanto essa área vai precisar de recursos fiscais por muitos anos. Será necessário, por exemplo, realocar verba do superávit primário para esse setor", ponderou.
> 
> **PIB** - Ele lembra ainda que, atualmente, 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) é investido no setor de infraestrutura. "Há dez anos era 0,2%, mas o ideal é que chegue a 3,4%, que é a média mundial e a taxa investida por países em desenvolvimento. Essa deve ser a nossa meta para dez anos". (*Valor Econômico*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

 

 

 [![Cresol lança revistinha para falar de cooperativismo financeiro com as crianças](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/cresol/cresol_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cresol-lanca-revistinha-para-falar-de-cooperativismo-financeiro-com-as-criancas)  08/10/2026 10:24

 

 

 [![Por três vezes consecutivas, Sicredi é a melhor empresa para se trabalhar no Brasil](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sicredi/sicredi_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/por-tres-vezes-consecutivas-sicredi-e-a-melhor-empresa-para-se-trabalhar-no-brasil)  08/10/2026 10:18

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-17T11:40:19Z",
            "datePublished": "2012-05-16T11:29:26Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "IPEA: Instituto pede fundo para financiar infraestrutura",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/ipea-instituto-pede-fundo-para-financiar-infraestrutura-68065"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/ipea-instituto-pede-fundo-para-financiar-infraestrutura-68065"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

