---
title: INFRAESTRUTURA I: Movimentação de cargas cresce 5,8% nos portos paranaenses em oito meses | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/infraestrutura-i-movimentacao-de-cargas-cresce-5-8-nos-portos-paranaenses-em-oito-meses-48451
language: pt-BR
date: 2012-03-30T15:17:15Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/infraestrutura-i-movimentacao-de-cargas-cresce-5-8-nos-portos-paranaenses-em-oito-meses-48451. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1572
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/infraestrutura-i-movimentacao-de-cargas-cresce-5-8-nos-portos-paranaenses-em-oito-meses-48451. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  INFRAESTRUTURA I: Movimentação de cargas cresce 5,8% nos portos paranaenses em oito meses 

> A movimentação de mercadorias no Porto de Paranaguá somou 27,1 milhões de toneladas de janeiro a agosto de 2011, com aumento de 5,8% sobre a movimentação de cargas no mesmo período de 2010. De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), houve crescimento em todos os segmentos, de granéis sólidos e carga geral até a movimentação de veículos e contêineres.
> 
> **Granéis sólidos** - Dois terços do volume movimentado pelo porto de Paranaguá neste ano correspondem a granéis sólidos produzidos pelo agronegócio, como soja, farelos, milho e açúcar, além da importação de fertilizantes, que movimentaram 5,8% a mais do que em 2010, totalizando 17,4 milhões de toneladas.
> 
> **Força da economia** - O superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, afirmou que os números representam a força da economia nacional e um sinal claro da retomada da confiança do setor produtivo nos portos paranaenses. “O governo Beto Richa começou o ano fazendo uma dragagem emergencial no porto e tem feito muitos esforços para modernizar o Estado, recuperar a infraestrutura e atrair novos investimentos, que gerem emprego, renda e riqueza ao Paraná e isso se reflete na atividade do porto”, disse Maron.
> 
> **Soja em grãos** - O destaque do ano fica por conta da exportação de soja em grão, com 5,4 milhões de toneladas transportadas nos oito primeiros meses do ano — 11 % a mais do que em 2010. Por outro lado, a importação de fertilizantes teve alta de 26% até agosto, passando de 5,25 milhões de toneladas para 6,6 milhões.
> 
> **Milho** - No mesmo período, a movimentação de milho cresceu 3,4% e chegou a 1,2 milhões de toneladas e o açúcar teve movimentação 14% maior, alcançando 2,6 milhões de toneladas. A movimentação de carga geral cresceu 2,6%, para 6,3 milhões de toneladas, entre exportação e importação.
> 
> **Veículos** - A exportação e a importação de veículos pelo porto de Paranaguá também foram significativas de janeiro a agosto, com crescimento de 20,8% sobre o mesmo período do ano passado, passando de 109,5 mil para 132,4 mil unidades.
> 
> **Antonina** — O porto de Antonina passou de 70 mil para 925 mil toneladas movimentadas, sendo 80% em fertilizantes importados. “Tivemos bastante sucesso com a retomada das atividades do porto de Antonina e até o final do ano, devemos superar a marca de um milhão de toneladas operadas pelo terminal, o que representa mais de dez vezes a movimentação de cargas ocorrida no ano passado”, afirmou Airton Maron. (*Assessoria de Imprensa Appa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum realizado pelo Sistema Ocepar reúne dirigentes de cooperativas de transporte em Pato Branco ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/02/transporte/1forum_02_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-realizado-pelo-sistema-ocepar-reune-dirigentes-de-cooperativas-de-transporte-em-pato-branco)  02/10/2026 11:52

 

 

 [![Transcooper vai receber dirigentes das cooperativas de transporte em Pato Branco, na quarta-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/03/forum/ramo_transporte_II_destaque_03_09_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/transcooper-vai-receber-dirigentes-das-cooperativas-de-transporte-em-pato-branco-na-quarta-feira)  28/09/2026 11:22

 

 

 [![Cooperativas avançam para atuar diretamente em telecomunicações](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/04/telecomunicacoes/telecomunicacoes_04_09_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativas-avancam-para-atuar-diretamente-em-telecomunicacoes)  04/09/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T15:17:15Z",
            "datePublished": "2011-09-02T12:20:08Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "INFRAESTRUTURA I: Movimentação de cargas cresce 5,8% nos portos paranaenses em oito meses",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/infraestrutura-i-movimentacao-de-cargas-cresce-5-8-nos-portos-paranaenses-em-oito-meses-48451"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/infraestrutura-i-movimentacao-de-cargas-cresce-5-8-nos-portos-paranaenses-em-oito-meses-48451"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

