---
title: INFLAÇÃO: Previsão do IPCA é ajustada para baixo pela 5ª semana consecutiva | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/inflacao-previsao-do-ipca-e-ajustada-para-baixo-pela-5-semana-consecutiva-21280
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:32:46Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/inflacao-previsao-do-ipca-e-ajustada-para-baixo-pela-5-semana-consecutiva-21280. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1296
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/inflacao-previsao-do-ipca-e-ajustada-para-baixo-pela-5-semana-consecutiva-21280. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  INFLAÇÃO: Previsão do IPCA é ajustada para baixo pela 5ª semana consecutiva 

O mercado financeiro reduziu na última semana, pela quinta vez, sua projeção para o índice oficial da inflação. Pesquisa do Banco Central (Focus) junto a analistas de diversas instituições financeiras apontam para um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 3,62% em 2007. Na semana anterior, a previsão era de 3,64%. Para o mês de maio, a projeção dos analistas foi mantida em 0,20% pela terceira semana consecutiva. Para o IGP-DI, a expectativa é a de que índice fique em 0,16% no mês de maio, abaixo da projeção anterior, de 0,20%. Para o ano, a previsão do mercado é de ligeira alta, de 3,63% para 3,64% de uma semana para outra. No caso do IGP-M, a projeção é de 3,65% para o ano, contra 3,73% na semana anterior. No mês de maio, o mercado espera um índice de 0,15%, contra 0,17% na pesquisa anterior.

 **Juros** - Diante dessas perspectivas de inflação mais baixa, os analistas já esperam uma queda ligeiramente maior na taxa básica de juros (selic). O índice para o fim de 2007 caiu de 11,25% para 11%, e taxa média passou de 12,13% para 11,91% na última semana. Em relação ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2007, o mercado manteve a projeção de 4,10% pela terceira semana consecutiva. Os analistas projetam, no entanto, um crescimento da produção industrial ligeiramente menor em relação à semana anterior, e revisaram suas expectativas de 4,07% para 4%. A pesquisa do Banco Central também aponta para um saldo da balança comercial de US$ 40,55 bilhões no ano, ante US$ 40,50 bilhões estimados na semana anterior. (*Folhaonline)*



 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sicredi e CooperAliança fortalecem a ovinocultura por meio da intercooperação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/intercooperacao/1intercooperacao_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-e-cooperalianca-fortalecem-a-ovinocultura-por-meio-da-intercooperacao)  13/10/2026 10:25

 

 

 [![Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP celebra 38 anos de história e expansão ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/sicredi_vale/sicredi_vale_piquiri_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-vale-do-piquiri-abcd-pr-sp-celebra-38-anos-de-historia-e-expansao)  13/10/2026 09:59

 

 

 [![Sicoob leva modelo cooperativo para o mercado de maquininhas voltado a empresas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/sicoob/sicoob_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/sicoob-leva-modelo-cooperativo-para-o-mercado-de-maquininhas-voltado-a-empresas)  13/10/2026 09:54

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:32:46Z",
            "datePublished": "2007-05-14T12:04:21Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "INFLAÇÃO: Previsão do IPCA é ajustada para baixo pela 5ª semana consecutiva",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/inflacao-previsao-do-ipca-e-ajustada-para-baixo-pela-5-semana-consecutiva-21280"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/inflacao-previsao-do-ipca-e-ajustada-para-baixo-pela-5-semana-consecutiva-21280"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

