---
title: Governo federal anuncia Plano Safra na próxima semana | Paraná Cooperativo
description: Governo federal anuncia Plano Safra na próxima semana
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/governo-federal-anuncia-plano-safra-na-proxima-semana
language: pt-BR
date: 2025-06-27T13:32:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/governo-federal-anuncia-plano-safra-na-proxima-semana. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1481
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/governo-federal-anuncia-plano-safra-na-proxima-semana. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Governo federal anuncia Plano Safra na próxima semana 

![plano safra 27 06 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/06/27/plano_safra/plano_safra_27_06_2025.webp)O governo federal vai anunciar na terça-feira (01/07), às 11 horas, o Plano Safra 2025/2026. O lançamento do plano será feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no Palácio do Planalto, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Esse plano é voltado à agricultura empresarial, com estimativas de valores e taxas de juros para o financiamento das etapas de plantio, colheita, armazenagem e comercialização da safra, além de previsão de valores e taxas para investimentos e seguro agrícola.

Na segunda-feira (30/06), também às 11 horas, no Palácio do Planalto, e com a presença do presidente da República, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, faz o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. O período da safra 2025/2026 tem início em 1º de julho de 2025 e se estende até 30 de junho de 2026.

### OCB e CNA pedem R$ 600 bi

O Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em conjunto com a Confederação Nacional ada Agricultura (CNA), encaminhou documento aos ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário estimando em R$ 600 bilhões a demanda de recursos para o financiamento total da safra brasileira, compreendendo recursos para custeio, investimento e comercialização. “Pedimos também o aumento do limite de algumas linhas específicas de financiamento, bem como a manutenção ou a redução das taxas de juros em alguns casos”, informa Salatiel Turra, analista de desenvolvimento técnico de mercado do Sistema Ocepar.

“Nosso setor do agronegócio representa, no Paraná, mais de 65% da produção de grãos e as cooperativas produzem mais de 45% da proteína animal do estado. São setores que precisam de uma atenção especial porque garantem um superávit na balança comercial. A nossa expectativa é de que as taxas de juros sejam, ao menos mantidas, mesmo tendo a taxa Selic bastante elevada. Esse é um dos principais pedidos que fazemos ao governo federal: que se reconheça e entenda a importância do setor do agronegócio para o desenvolvimento do nosso país”, frisa Turra. (Comunicação Sistema Ocepar. Foto: Orlando Kissner/AEN-PR).

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
            },
            "dateModified": "2025-06-27T13:32:19Z",
            "datePublished": "2025-06-27T12:10:40Z",
            "description": "Governo federal anuncia Plano Safra na próxima semana",
            "headline": "Governo federal anuncia Plano Safra na próxima semana",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/06\/27\/plano_safra\/thumbnails\/thumb_plano_safra_27_06_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/governo-federal-anuncia-plano-safra-na-proxima-semana"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/governo-federal-anuncia-plano-safra-na-proxima-semana"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Julia Beatriz Duda",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

