---
title: FRANGO/CEPEA: Queda no preço do frango e alta nos dos insumos pressionam poder de compra do avicultor | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/frango-cepea-queda-no-preco-do-frango-e-alta-nos-dos-insumos-pressionam-poder-de-compra-do-avicultor-144963
language: pt-BR
date: 2023-01-20T07:32:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/frango-cepea-queda-no-preco-do-frango-e-alta-nos-dos-insumos-pressionam-poder-de-compra-do-avicultor-144963. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1365
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/frango-cepea-queda-no-preco-do-frango-e-alta-nos-dos-insumos-pressionam-poder-de-compra-do-avicultor-144963. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  FRANGO/CEPEA: Queda no preço do frango e alta nos dos insumos pressionam poder de compra do avicultor 

As cotações do frango vivo têm registrado forte queda entre as médias de dezembro de 2022 e da parcial de janeiro (até o dia 18). Na direção oposta, os valores dos principais insumos da atividade avícola (milho e farelo de soja) registram alta. Nesse cenário, o poder de compra do avicultor frente a esses insumos vem recuando de forma expressiva em janeiro. No estado de São Paulo, o preço médio do frango vivo nesta parcial de janeiro (até o dia 18) está em R$ 5,01/kg, queda de 4,2% em relação ao de dezembro de 2022.

**Mercado interno** - Segundo pesquisadores do Cepea, o recuo está atrelado à alta oferta da carne no mercado interno, o que, consequentemente, levou frigoríficos a demandarem menos lotes de frango vivo para abate. Para o milho, as altas nos portos no início do mês sustentam a vantagem frente ao frango. E para o farelo de soja, o baixo excedente do grão da safra 2021/22 reduziu a oferta do derivado no mercado doméstico. Com isso, é possível ao avicultor paulista a compra de 3,47 quilos de milho com a venda de um quilo de frango na parcial de janeiro, 5% a menos que em dezembro de 2022. De farelo de soja, é possível adquirir 1,68 quilo com a venda de um quilo do animal, quantidade 7,4% inferior no mesmo comparativo. (*Cepea [www.cepea.esalq.usp.br](http://www.cepea.esalq.usp.br/)*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum realizado pelo Sistema Ocepar reúne dirigentes de cooperativas de transporte em Pato Branco ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/02/transporte/1forum_02_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-realizado-pelo-sistema-ocepar-reune-dirigentes-de-cooperativas-de-transporte-em-pato-branco)  02/10/2026 11:52

 

 

 [![Transcooper vai receber dirigentes das cooperativas de transporte em Pato Branco, na quarta-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/03/forum/ramo_transporte_II_destaque_03_09_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/transcooper-vai-receber-dirigentes-das-cooperativas-de-transporte-em-pato-branco-na-quarta-feira)  28/09/2026 11:22

 

 

 [![Cooperativas do ramo transporte iniciam formação em ESG+Coop ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/03/esg/1ESG_03_09_2026_1.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/cooperativas-do-ramo-transporte-iniciam-formacao-em-esg-coop)  03/09/2026 11:20

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-01-20T07:32:00Z",
            "datePublished": "2023-01-20T07:32:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "FRANGO\/CEPEA: Queda no preço do frango e alta nos dos insumos pressionam poder de compra do avicultor",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/01\/20\/frango\/thumbnails\/thumb_frango_20_01_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "FRANGO\/CEPEA: Queda no preço do frango e alta nos dos insumos pressionam poder de compra do avicultor",
                    "width": 600,
                    "height": 408
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/frango-cepea-queda-no-preco-do-frango-e-alta-nos-dos-insumos-pressionam-poder-de-compra-do-avicultor-144963"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/frango-cepea-queda-no-preco-do-frango-e-alta-nos-dos-insumos-pressionam-poder-de-compra-do-avicultor-144963"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

