---
title: EMPREGOS: No Paraná, 90% das vagas surgem em 34 cidades | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/empregos-no-parana-90-das-vagas-surgem-em-34-cidades-20416
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:24:58Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/empregos-no-parana-90-das-vagas-surgem-em-34-cidades-20416. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1382
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/empregos-no-parana-90-das-vagas-surgem-em-34-cidades-20416. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  EMPREGOS: No Paraná, 90% das vagas surgem em 34 cidades 

 A geração de vagas no Paraná está concentrada em 34 cidades do Estado, que em 2006 responderam por 90% dos novos postos formais criados. O Estado gerou 86.396 empregos formais em 2006. Um crescimento de 16% em relação a 2005. Deste total, 42.742 empregos em Curitiba (49%), 12.893 empregos na Região Metropolitana de Curitiba (15%), 22.044 empregos nas 27 cidades com mais de 50 mil habitantes do interior (26%) e 8.717 empregos nos 365 municípios restantes (10%). Este é o resultado da análise feita pelo delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, no relatório do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do trabalho e Emprego (MTE), de geração de empregos formais no Paraná em 2006. Segundo ele, a análise deve servir de importante instrumento para a efetividade das políticas públicas fiscais e de crédito e também para questionar todo o processo de urbanização e de criação de municípios no Estado do Paraná. Serathiuk vai sugerir ao novo secretario do Planejamento, Enio Verri, que ajude a construir um modelo de análise da efetividade das políticas de crédito e fiscais para integrar programas e ações de governo, partindo do diagnóstico do mundo do trabalho.

**Análise** - Para Serathiuk, é preciso fazer uma profunda análise nas políticas de desenvolvimento regional para que sejam mais articuladas, buscando um maior entendimento da economia do Estado. O Paraná tem uma massa salarial de aproximadamente R$ 26 bilhões que irrigam a economia, somado aos recursos do INSS, que entram em forma de benefícios, somam mais R$ 9 bilhões. “Somados aos orçamentos da União, do Estado, dos Municípios, as políticas de crédito urbano e rural, a renúncia fiscal e poupança privada para investimento, veremos que podemos ter um processo de desenvolvimento mais harmônico e equilibrado – desde que seja articulado”, disse. Em virtude disso, o Estado pode influir articulando melhor políticas de crédito, fiscal e ciência e tecnologia para gerar mais empregos com melhores salários. (*Jornal do Estado)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Agropecuária Castrolanda lança campanha com sorteio de veículos em comemoração aos 75 anos](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/castrolanda/castrolanda_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agropecuaria-castrolanda-lanca-campanha-com-sorteio-de-veiculos-em-comemoracao-aos-75-anos)  16/10/2026 10:38

 

 

 [![ExpoFrísia reúne programação técnica sobre mercado, gestão e produção](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/frisia/frisia_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/expofrisia-reune-programacao-tecnica-sobre-mercado-gestao-e-producao)  16/10/2026 10:34

 

 

 [![C.Vale apresenta cadeias produtivas e condições especiais na Expo Assis 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/cvale/1cvale_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-apresenta-cadeias-produtivas-e-condicoes-especiais-na-expo-assis-2026)  16/10/2026 10:30

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:24:58Z",
            "datePublished": "2007-02-14T05:28:58Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EMPREGOS: No Paraná, 90% das vagas surgem em 34 cidades",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/empregos-no-parana-90-das-vagas-surgem-em-34-cidades-20416"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/empregos-no-parana-90-das-vagas-surgem-em-34-cidades-20416"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

