---
title: Em março, produção industrial cresce em 11 dos 15 locais pesquisados | Paraná Cooperativo
description: Em março, produção industrial cresce em 11 dos 15 locais pesquisados
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/em-marco-producao-industrial-cresce-em-11-dos-15-locais-pesquisados
language: pt-BR
date: 2026-05-13T06:42:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/em-marco-producao-industrial-cresce-em-11-dos-15-locais-pesquisados. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2083
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/em-marco-producao-industrial-cresce-em-11-dos-15-locais-pesquisados. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![industria 13 05 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/05/13/ibge/industria_13_05_2026.webp)**FOTO**: *Agência Petrobras*De fevereiro para março, a variação positiva de 0,1% na produção industrial do país, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por 11 dos 15 locais pesquisados. As maiores altas foram do Pará (4,5%), Mato Grosso (3,6%), Goiás (3,6%) e Espírito Santo (3,5%), acompanhados por Amazonas (2,5%), Rio de Janeiro (2,5%), Região Nordeste (1,7%), Paraná (1,2%), Rio Grande do Sul (1,0%), Bahia (1,0%) e Santa Catarina (0,8%). No entanto, ainda na série com ajuste sazonal, a atividade industrial mostrou taxas negativas em quatro unidades da federação: Pernambuco (-1,9%), Minas Gerais (-1,4%), Ceará (-1,3%) e São Paulo (-0,2%). Isto contribuiu para a virtual estabilidade da indústria nacional (0,1%) em março. São informações da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do IBGE.

Bernardo Almeida, analista da pesquisa, observa que, “no campo positivo, a indústria do Rio de Janeiro se destaca como principal influência, acumulando crescimento de 2,9% em dois meses consecutivos e tendo o setor extrativo como contribuição a esse movimento. Já no campo negativo, embora tenha demonstrado variação negativa de 0,2%, São Paulo se destaca como principal influência, com seus aproximados 33% de concentração da indústria nacional. Após dois meses de resultados positivos, período em que acumulou expansão de 4,6%, o comportamento negativo da indústria paulista teve como influência o setor de bebidas. Vale ressaltar que, com esse resultado, a indústria de São Paulo se encontra 0,4% abaixo do patamar pré-pandemia, fixado em fevereiro de 2020, e 22,0% abaixo do seu patamar mais alto, alcançado em março de 2011.”

### PE, ES, MT e RS lideram na comparação com março de 2025

Frente a igual mês do ano anterior, a alta de 4,3% na produção industrial nacional em março de 2026 foi acompanhada por quinze dos dezoito locais pesquisados. Nessa comparação, as maiores altas da indústria ocorreram em Pernambuco (35,0%), Espírito Santo (22,5%), Mato Grosso do Sul (12,3%) e Rio Grande do Sul (11,0%). Em Pernambuco, a alta foi puxada, principalmente, pelos setores de derivados do petróleo e biocombustíveis, de veículos automotores e autopeças e de produtos químicos. No Espírito Santo, o dinamismo veio das indústrias extrativas. Em Mato Grosso, puxaram a alta os produtos alimentícios e os derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico). No Rio Grane do Sul, os produtos alimentícios, bebidas (vinhos, águas minerais e refrigerantes), veículos automotores, (automóveis, reboques e semirreboques e carrocerias para ônibus) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (gasolina automotiva e óleo diesel) foram os destaques.

Já o Maranhão (-12,7%) mostrou o recuo mais intenso na atividade industrial, ainda em relação a março de 2025. A queda foi puxada pelas atividades de celulose e produtos de papel e pelos produtos alimentícios.

Bernardo Almeida observa que “o efeito-calendário em março de 2026 nos ajuda a explicar as magnitudes significativas das maiores taxas positivas nessa comparação, pois março de 2026 teve três dias úteis a mais que o mesmo mês do ano anterior (19 dias úteis).”

### Nove de 18 UFs acumulam altas em 2026: PE, ES e MS lideram

Enquanto a indústria nacional acumulou alta de 1,3% em 2026, frente a igual período do ano anterior, nove dos dezoito locais pesquisados estão com acumulados positivos no ano. Pernambuco (29,6%), Espírito Santo (22,6%) e Mato Grosso do Sul (10,3%) lideram nesses índices acumulados do ano. O analista observa que “as indústrias de Pernambuco e Mato Grosso do Sul tiveram como um dos destaques o setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com aumento na produção de óleo diesel no primeiro local e de álcool etílico no segundo. No Espírito Santo, as indústrias extrativas puxaram o setor, com aumento, principalmente, na produção de óleos brutos de petróleo”.

Ainda frente ao mesmo mês de 2025, as indústrias do Rio de Janeiro (6,3%), Mato Grosso (5,3%), Região Nordeste (3,3%), Rio Grande do Sul (2,2%), Pará (1,7%) e Minas Gerais (1,1%) também registraram índice acumulado no ano positivo.

Já o Rio Grande do Norte (-19,2%) acumulou o recuo mais intenso no ano, pressionado, principalmente, pelo comportamento negativo vindo da atividade de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel).

Outras unidades da federação com índices acumulados no ano negativos foram Bahia (-6,5%), Ceará (-5,7%), Santa Catarina (-4,0%), Maranhão (-3,4%), Amazonas (-3,2%), Paraná (-1,9%), São Paulo (-1,0%) e Goiás (-0,6%).

### Saiba mais sobre a Pesquisa Industrial Mensal Regional

A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional, e para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste.

Os resultados da pesquisa também podem ser consultados no [Sidra](https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pim-pf-brasil/tabelas), o banco de dados do IBGE. A próxima divulgação da PIM Regional, referente a abril de 2026, está prevista para 10 de junho. (*Agência IBGE de Notícias*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-05-13T06:42:19Z",
            "datePublished": "2026-05-13T06:42:19Z",
            "description": "Em março, produção industrial cresce em 11 dos 15 locais pesquisados",
            "headline": "Em março, produção industrial cresce em 11 dos 15 locais pesquisados",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/05\/13\/ibge\/thumbnails\/thumb_industria_13_05_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/em-marco-producao-industrial-cresce-em-11-dos-15-locais-pesquisados"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/em-marco-producao-industrial-cresce-em-11-dos-15-locais-pesquisados"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

