---
title: ECONOMIA: Copom inicia segunda reunião do ano para definir juros básicos | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/economia-copom-inicia-segunda-reuniao-do-ano-para-definir-juros-basicos-145807
language: pt-BR
date: 2023-03-22T07:34:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/economia-copom-inicia-segunda-reuniao-do-ano-para-definir-juros-basicos-145807. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2326
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/economia-copom-inicia-segunda-reuniao-do-ano-para-definir-juros-basicos-145807. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![economia 22 03 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/03/22/economia/economia_22_03_2023.webp)O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começou, nessa terça-feira (21/03), em Brasília, a segunda reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. O órgão deve manter o aperto monetário com a Selic em 13,75% ao ano, mesmo com as pressões do governo federal para redução da taxa.

**Declaração** - Em declaração após a primeira reunião do Copom, em janeiro, o [presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/lula-diz-que-nao-ha-justificativa-para-selic-estar-em-1375-ao-ano) que os juros altos atrapalham os investimentos e que não existe nenhuma justificativa para que a Selic esteja neste momento nesse patamar. Já o ministro da Fazenda, [Fernando Haddad, defendeu](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/haddad-comenta-ata-do-copom-e-mais-amigavel) maior coordenação entre a política fiscal e a chamada política monetária, a cargo do BC, para conter a inflação.

**Nível mais alto**- Embora a taxa básica tenha parado de subir em agosto do ano passado, está no nível mais alto desde o início de 2017 e os efeitos de um aperto monetário são sentidos na [desaceleração](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-03/haddad-admite-desaceleracao-mas-descarta-risco-de-recessao) da economia.

**Focus** - Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deverá ser mantida em 13,75% ao ano, pela quinta vez seguida. A expectativa do mercado financeiro, entretanto, é que a Selic encerre o ano em 12,75% ao ano. Nesta quarta-feira (22/03), ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão.

**Ata** - Na ata da [última reunião](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/banco-central-ve-com-preocupacao-piora-das-expectativas-de-inflacao), em janeiro, o órgão indicou preocupação com a deterioração das expectativas de inflação de prazos mais longos e não descartou a possibilidade de novas elevações da taxa Selic caso o processo de desinflação não transcorra como esperado. O aumento dos gastos públicos e as incertezas fiscais também poderão fazer o Banco Central manter os juros elevados por mais tempo que o inicialmente previsto.

**Autonomia** - Também em declaração recente, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, defendeu a autonomia da instituição na definição da política monetária e disse que, pensar em uma política monetária e uma política fiscal de longo prazo, é importante para ter um crescimento econômico sustentável.

**Avaliação positiva** - Campos avaliou [positivamente](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/temos-que-ter-mais-boa-vontade-com-o-governo-diz-presidente-do-bc) o pacote de medidas já apresentadas pelo governo e tem boas expectativas em relação ao novo arcabouço fiscal que será apresentado pelo Ministério da Fazenda, em substituição ao teto de gastos, que limita as despesas do governo à inflação do ano anterior.

**Expectativas** - Depois de [quedas](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-03/projecao-da-inflacao-tem-variacao-negativa-de-595-diz-bc) nos últimos meses de 2022, as expectativas de inflação têm subido. Embora tenha apresentado uma variação negativa no último boletim Focus, a estimativa de inflação para 2023 está em 5,95%.

**IPCA** - Em fevereiro, puxado pelo grupo educação, com os reajustes aplicados pelos estabelecimentos de ensino na virada do ano, o IPCA ficou em 0,84%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o[ resultado](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-03/ipca-sobe-084-em-fevereiro-informa-ibge#:~:text=O%20%C3%8Dndice%20Nacional%20de%20Pre%C3%A7os,verificados%20no%20per%C3%ADodo%20imediatamente%20anterior), o indicador acumulou alta de 1,37% no ano e de 5,6% nos últimos 12 meses, percentual mais baixo do que os 5,77% verificados no período imediatamente anterior.

**Taxa Selic**- A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

**Aumento** - Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

**Redução** - Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

**Reunião** - O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

**Meta de inflação** - Para 2023, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior é 4,75%. Para 2024 e 2025, as metas são de 3% para os dois anos, com o mesmo intervalo de tolerância.

**Relatório** - No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária reconhece a possibilidade do estouro da meta de inflação neste ano. No documento, a [estimativa](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-12/bc-eleva-estimativa-de-inflacao-de-46-para-5-em-2023) é que o IPCA atingirá 5% em 2023. O próximo relatório será divulgado na semana que vem, no dia 30. (*Agência Brasil*)

**FOTO:** *Marcello Casal Jr / Agência Brasil*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-03-22T07:34:00Z",
            "datePublished": "2023-03-22T07:34:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ECONOMIA: Copom inicia segunda reunião do ano para definir juros básicos",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/03\/22\/economia\/thumbnails\/thumb_economia_22_03_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "ECONOMIA: Copom inicia segunda reunião do ano para definir juros básicos",
                    "width": 600,
                    "height": 359
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/economia-copom-inicia-segunda-reuniao-do-ano-para-definir-juros-basicos-145807"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/economia-copom-inicia-segunda-reuniao-do-ano-para-definir-juros-basicos-145807"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

