---
title: DESEMPENHO: Brasil lidera ranking de combate à mudança climática | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/desempenho-brasil-lidera-ranking-de-combate-a-mudanca-climatica-14745
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:33:10Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/desempenho-brasil-lidera-ranking-de-combate-a-mudanca-climatica-14745. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1283
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/desempenho-brasil-lidera-ranking-de-combate-a-mudanca-climatica-14745. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  DESEMPENHO: Brasil lidera ranking de combate à mudança climática 

> O Brasil encabeça o ranking de combate à mudança climática, publicado nesta segunda-feira (14/12) pela Ong Germanwatch e a rede CAN - Climate Action Network - organizações não-governamentais europeias. Pela primeira vez desde que o indicador começou a ser medido, um país emergente ocupa a liderança da lista, superando países desenvolvidos economicamente como a Suécia, a Alemanha e a Noruega.
> 
> O Brasil obteve nota 68, o que o coloca no grupo dos países cujo desempenho no combate à mudança climática é considerado "bom". No mesmo grupo ficaram a Suécia (67.4), Grã-Bretanha e Alemanha (65.3), França (63.5), Índia (63.1), Noruega (61.8) e México (61.2). No fim da lista, entre os países com desempenho "muito ruim", figuram o Canadá (40.7) e a Arábia Saudita (28.7).
> 
> **Avaliação** - Esta foi a quinta edição do índice de desempenho da mudança climática que avaliou as medidas que estão sendo tomadas em 57 países e as comparou com o que está sendo feito em outras nações e o que a organização considera necessário ser feito para evitar um aumento de 2º C na temperatura do planeta. Como as Ongs consideram que "nenhum país está se esforçando o suficiente para prevenir uma perigosa mudança climática", nenhum desempenho foi considerado "muito bom", o que deixou vazias as três primeiras posições do ranking. As duas Ongs elogiaram a melhora do marco legal de proteção ao clima no Brasil. Mas adotaram uma postura cautelosa em relação à desaceleração do ritmo de desmatamento que reduziu as emissões de carbono do país. (*Globo Rural, com informações da Agência Brasil*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Copacol celebra 63 anos com investimentos de R$ 1 bilhão e reconhecimento nacional](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/copacol/1copacol_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/copacol-celebra-63-anos-com-investimentos-de-r-1-bilhao-e-reconhecimento-nacional-1)  26/10/2026 11:42

 

 

 [![Com duas premiações, Cocamar é um dos destaques do Inova 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/cocamar/1cocamar_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/com-duas-premiacoes-cocamar-e-um-dos-destaques-do-inova-2026)  26/10/2026 11:37

 

 

 [![Safra da Sorte Cocari: compras de insumos podem render dois tratores aos cooperados](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/cocari/cocari_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/safra-da-sorte-cocari-compras-de-insumos-podem-render-dois-tratores-aos-cooperados)  26/10/2026 11:32

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:33:10Z",
            "datePublished": "2009-12-15T12:25:34Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "DESEMPENHO: Brasil lidera ranking de combate à mudança climática",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/desempenho-brasil-lidera-ranking-de-combate-a-mudanca-climatica-14745"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/desempenho-brasil-lidera-ranking-de-combate-a-mudanca-climatica-14745"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

