---
title: CRÉDITO: Cresol apresenta seu modelo de cooperativismo para países de língua portuguesa | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/credito-cresol-apresenta-seu-modelo-de-cooperativismo-para-paises-de-lingua-portuguesa-149101
language: pt-BR
date: 2023-09-29T07:49:06Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/credito-cresol-apresenta-seu-modelo-de-cooperativismo-para-paises-de-lingua-portuguesa-149101. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1575
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/credito-cresol-apresenta-seu-modelo-de-cooperativismo-para-paises-de-lingua-portuguesa-149101. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  CRÉDITO: Cresol apresenta seu modelo de cooperativismo para países de língua portuguesa 

![cresol 29 09 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/09/29/cresol/cresol_29_09_2023.webp)A Cresol, uma das maiores forças do cooperativismo financeiro do Brasil, apresentou nessa quinta-feira (28/09), a sua história e modelo de negócio durante o Seminário do Cooperativismo Lusófono da OCPLP (Organização Cooperativista dos Povos de Língua Portuguesa), com a participação online de representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e dos países: Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Portugal, Moçambique e Timor-Leste.

**Iniciativas de cooperação** - A Cresol, por meio da Cresol Agri-Agência, e a OCB têm trabalhado em conjunto em iniciativas de cooperação internacional, expandindo essa cooperação para os países de língua portuguesa, através da OCPLP. Na abertura, deram as boas-vindas aos participantes o presidente da OCPLP, Eduardo Graça, e a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo no Mapa, Renata Bueno Miranda.

**História experiência** - No seminário, que teve o tema “Boas práticas do Cooperativismo de Crédito da Cresol e a Intercooperação”, as apresentações focaram na história e experiência da cooperativa financeira, organização institucional, relacionamento com cooperado e a comunidade e, ainda, estratégia para a cooperação nacional e internacional.

**Origem** - O presidente da Central Cresol Baser e do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, recordou a criação da cooperativa, abordando os primeiros desafios técnicos e organizacionais a serem superados diante do anseio de promover o acesso ao crédito para os agricultores. Thomé destacou um ponto que continua sendo um diferencial da Cresol: “Nós olhamos para o cooperado através do relacionamento. Conseguimos olhar a sua demanda, os seus empreendimentos, a sua história e assim a instituição consegue atender essas demandas”.

**Etapas de crescimento** - Ao abordar as práticas organizacionais e de governança, o diretor superintendente da Cresol Baser e vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon, detalhou as etapas de crescimento da Cresol, o modelo de negócio e de expansão e destacou a construção coletiva. “Uma cooperativa só tem razão de existir se ela resolve um problema da comunidade. Hoje, alcançamos um patamar de estabilidade institucional, mas sempre teve muita participação e continuamos estudando para fazer melhor e com mais eficiência o que fazíamos lá no começo, que é ter o relacionamento, ouvir o cooperado e resolver o que ele precisa que a gente resolva”.

**Quadro social** - A sequência das atividades contou com explanações sobre o relacionamento da Cresol com o quadro social, projetos com a comunidade e o papel da Agri-Agência no cenário de cooperação internacional.

**Sobre a Cresol** - Com 28 anos de história, mais de 880 mil cooperados e 800 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. (*Assessoria de Imprensa Cresol*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-09-29T07:49:06Z",
            "datePublished": "2023-09-29T07:49:06Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CRÉDITO: Cresol apresenta seu modelo de cooperativismo para países de língua portuguesa",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/09\/29\/cresol\/thumbnails\/thumb_cresol_29_09_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "CRÉDITO: Cresol apresenta seu modelo de cooperativismo para países de língua portuguesa",
                    "width": 600,
                    "height": 332
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/credito-cresol-apresenta-seu-modelo-de-cooperativismo-para-paises-de-lingua-portuguesa-149101"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/credito-cresol-apresenta-seu-modelo-de-cooperativismo-para-paises-de-lingua-portuguesa-149101"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

