---
title: COPAGRIL: Palestra abordará a segurança no campo e as medidas de prevenção | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/copagril-palestra-abordara-a-seguranca-no-campo-e-as-medidas-de-prevencao-143316
language: pt-BR
date: 2022-10-06T13:51:44Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/copagril-palestra-abordara-a-seguranca-no-campo-e-as-medidas-de-prevencao-143316. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1758
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/copagril-palestra-abordara-a-seguranca-no-campo-e-as-medidas-de-prevencao-143316. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COPAGRIL: Palestra abordará a segurança no campo e as medidas de prevenção 

![copagril 06 10 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/10/06/copagril/copagril_06_10_2022.webp)Manter a segurança em áreas urbanas, já é um grande desafio, se tratando do campo, o cuidado deve ser redobrado e os desafios são ainda maiores. A violência e a criminalidade não são exclusividade da urbanização há muito tempo. Com o crescente avanço da agricultura e da pecuária e a vasta representatividade destes dois setores na economia, infelizmente, para criminosos de todas as nuances, tornou-se um atrativo. Roubos e furtos na zona rural são preocupantes, tanto para produtores quanto para entidades ligadas ao agronegócio. Um fator agravante, além da distância é a precariedade da fiscalização, neste sentido, medidas devem ser tomadas para sanar e prevenir a insegurança em áreas rurais.

**CNA** - As estatísticas reforçam essa necessidade, segundo a (CNA) Confederação da Agricultura e Agropecuária no Brasil, 82% dos crimes ocorridos em zonas rurais, são caracterizados por roubos e furtos, os maiores alvos são propriedades de pecuária de corte e leite, onde geralmente acontece metade dos crimes. O apontamento foi obtido por meio do Observatório da Criminalidade da (CNA).

**Palestra** - A Copagril se preocupada com a segurança no campo e entende a necessidade de abordar esse tema, em busca de soluções e medidas de proteção para sanar o problema. Pensando nisso, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, organizou uma palestra, que acontecerá em outubro, com o tema “Segurança no Campo”. A intenção é promover, junto aos cooperados, uma reflexão referente a violência e a criminalidade no campo, expondo situações reais sobre os principais crimes que têm ocorrido na área rural, como, por exemplo, os crimes de furto e roubo de veículos, maquinários, defensivos agrícolas, entre outros, como esses criminosos têm agido e como desenvolver condutas, que podem fazer a diferença na segurança preventiva das propriedades e das famílias que vivem no campo.

**Mudanças de comportamento** - Quem irá falar sobre o assunto é Rosana Botelho, investigadora da Polícia Civil do Paraná e mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócios. Além dos tópicos citados acima, Rosana pontuará mudanças de comportamento e pequenos investimentos na estrutura das propriedades, de modo que o agricultor, reduza as chances de ser uma vítima em potencial em determinados crimes, “eu destaco, inclusive, os crimes que têm ocorrido por meios digitais como o estelionato, muitas vezes, por falta de informação, o agricultor acaba sendo exposto aos crimes digitais também”, relata Rosana. Outra temática relevante é o papel da polícia e a comunidade rural, bem como os diversos canais de comunicação que estão à disposição na atualidade e que, ocasionalmente, são desconhecidos pelo cidadão que vive no campo.

**Data** - A palestra será no dia 17 de outubro, às 20h no Salão Social da AACC, em Marechal Candido Rondon. Todos os cooperados da Copagril estão convidados! Não deixem de comparecer a esse evento que tratará de um tema importante para a segurança das propriedades rurais e das famílias cooperadas. *(Imprensa Copagril)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![C.Vale apresenta desempenho e investimentos em Terra Roxa](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/cvale/1cvale_28_10_2028.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/c-vale-apresenta-desempenho-e-investimentos-em-terra-roxa)  28/10/2026 10:54

 

 

 [![Cocari Solidária arrecada R$ 635,9 mil e reforça apoio a instituições do Paraná e do Cerrado](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/cocari/1cocari_28_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-social/cocari-solidaria-arrecada-r-635-9-mil-e-reforca-apoio-a-instituicoes-do-parana-e-do-cerrado)  28/10/2026 10:15

 

 

 [![C.Vale recebe certificação de bem-estar animal da Frimesa](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/cvale/cvale_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-recebe-certificacao-de-bem-estar-animal-da-frimesa)  27/10/2026 11:37

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-10-06T13:51:44Z",
            "datePublished": "2022-10-06T11:27:21Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COPAGRIL: Palestra abordará a segurança no campo e as medidas de prevenção",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/10\/06\/copagril\/thumbnails\/thumb_copagril_06_10_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "COPAGRIL: Palestra abordará a segurança no campo e as medidas de prevenção",
                    "width": 500,
                    "height": 334
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/copagril-palestra-abordara-a-seguranca-no-campo-e-as-medidas-de-prevencao-143316"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/copagril-palestra-abordara-a-seguranca-no-campo-e-as-medidas-de-prevencao-143316"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

