---
title: COPAGRA: Sojicultores planejam a safra 2012/2013  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/copagra-sojicultores-planejam-a-safra-2012-2013-91116
language: pt-BR
date: 2012-07-24T14:30:01Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/copagra-sojicultores-planejam-a-safra-2012-2013-91116. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1512
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/copagra-sojicultores-planejam-a-safra-2012-2013-91116. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COPAGRA: Sojicultores planejam a safra 2012/2013 

![Agricultor Jaime Perdersoli Copagra 24 07 2012Small](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/noticias/2012/julho/24/copagra/Agricultor_Jaime_Perdersoli_Copagra_24_07_2012Small.JPG)Os prejuízos deixados pela forte estiagem do ano passado não está intimidando o produtor rural. Sem muitas lamentações, a movimentação na Copagra começa a criar corpo e os primeiros negócios para a safra 2012/2013 de soja estão aparecendo. De acordo com Carlos Ferrari, técnico em agropecuária da Copagra, a movimentação dos produtores é em busca de elaboração de projetos para custeio e reserva de insumos. Para ele, a frustração da última safra não terá interferência na decisão na hora de plantar soja. “A área destinada à cultura será a mesma do ano passado”, frisa.

**Boa expectativa** - O agricultor Jaime Pedersoli, de Santa Cruz do Monte Castelo, é um deles. Ele já elaborou o projeto de custeio, reservou insumos na Unidade da Cooperativa, instalada em Querência do Norte, e aguarda apenas o término do período do vazio sanitário para efetuar o plantio de soja em 700 hectares. As terras estão ocupadas com o milho safrinha. “Espero uma grande produtividade de soja este ano”, afirma Pedersoli.

**Regras** - Com início do plantio indicado tecnicamente após o dia 20 de outubro existem algumas regras que devem ser adotadas pelos sojicultores. De acordo com Ferrari, uma medida simples, mas muito importante a se fazer um plantio escalonado e com ciclos diferenciados no desenvolvimento da planta. Pela indicação o ideal é plantar 60% das lavouras num primeiro momento com ciclo curto e 40% utilizando ciclo médio ou longo. Os agricultores de Querência do Norte e região devem plantar acima de 5.100 hectares com soja este ano.

**Clima deve favorecer plantio** - Depois de ter sido o ator principal da forte quebra na safra de grãos, o clima deverá voltar à cena com surpresas para a agricultura brasileira. O fenômeno climático que trouxer a catastrófica estiagem do verão (La Niña) está perdendo espaço para o fenômeno oposto (El Niño), que será responsável por antecipar em quase em um mês a estação de chuvas. Se confirmadas, as precipitações fora de época trarão problemas para o corte da cana e a colheita do café, mas benefícios para o plantio de soja.Para tanto é preciso que ocorra no tempo certo para não aumentar o risco climático do milho na segunda safra. Até lá, no curtíssimo prazo, as culturas em fase de colheita terão algum alento, pois até agosto, a previsão é de clima seco. (*Imprensa Copagra*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Coamo TV: cursos sociais promovem conhecimento, integração e qualidade de vida](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/coamo/coamo_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/coamo-tv-cursos-sociais-promovem-conhecimento-integracao-e-qualidade-de-vida)  20/10/2026 10:29

 

 

 [![Cooperjovem 2026 entra na fase final com apresentações de projetos já agendadas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/cocari/cocari_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/cooperjovem-2026-entra-na-fase-final-com-apresentacoes-de-projetos-ja-agendadas)  20/10/2026 10:26

 

 

 [![Capal anuncia realização da Expoleite 2027 nos dias 1 a 3 de julho em Arapoti (PR)](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/capal/capal_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/capal-anuncia-realizacao-da-expoleite-2027-nos-dias-1-a-3-de-julho-em-arapoti-pr)  20/10/2026 10:22

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-07-24T14:30:01Z",
            "datePublished": "2012-07-24T14:30:01Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COPAGRA: Sojicultores planejam a safra 2012\/2013 ",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/copagra-sojicultores-planejam-a-safra-2012-2013-91116"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/copagra-sojicultores-planejam-a-safra-2012-2013-91116"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

