---
title: COOPAVEL: Comitiva da União Européia visita cooperativa em Cascavel | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/coopavel-comitiva-da-uniao-europeia-visita-cooperativa-em-cascavel-18466
language: pt-BR
date: 2012-05-09T17:00:51Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/coopavel-comitiva-da-uniao-europeia-visita-cooperativa-em-cascavel-18466. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2066
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/coopavel-comitiva-da-uniao-europeia-visita-cooperativa-em-cascavel-18466. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COOPAVEL: Comitiva da União Européia visita cooperativa em Cascavel 

> O superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, esteve na Coopavel acompanhando uma comitiva formada por 40 pessoas, entre técnicos das indústrias dos países do Mercosul e representantes do setor de importação da Comunidade Européia. A visita realizada ao parque industrial da Cooperativa, serviu como extensão de um treinamento que aconteceu em Foz do Iguaçu, proferido pelos especialistas da Comunidade Européia e dirigido aos fiscais federais, empresários e técnicos das indústrias frigoríficas dos países do Mercosul: Brasil, Colômbia, Chile, Peru e Bélgica, por iniciativa do Instituto Tecnológico Agroalimentar (AINIA), uma associação privada sem fins lucrativos, da Espanha, constituída por empresários do setor agroalimentício e ligada à Federação Européia de Organizações de Investigação Industrial e Cooperativa.
> 
> **Participação do Brasil -** O objetivo do evento, segundo Daniel Gonçalves Filho, é detectar os pontos que precisam ser afinados entre a Comunidade Européia e o Mercosul, para que o Brasil possa capacitar o maior número de indústrias possíveis, para a exportação. "Hoje o Brasil possui 112 plantas frigoríficas de aves habilitadas. Dessas, 34 estão no Paraná, mas somente 12 conseguem vender seus produtos para a Europa", explicou o Superintendente, ao esclarecer que o Mercosul tem grande interesse em disputar com maior competitividade esse mercado equivalente a mais de 100 bilhões de dólares. "E o primeiro passo é aumentar a nossa cota de participação nas exportações à Europa", afirma. A comissão da União Européia, que coordenou o treinamento, estava composta pelo Conselheiro Comercial Jorge CastelBranco Soares; Damián Frontera - da AINIA e, Isabelle Rollier - da European Comission. Com a realização do evento, em Foz do Iguaçu, iniciaram-se discussões quanto às diretrizes para as exportações, de forma que todos os procedimentos em termos de qualidade das inspeções nas industrias sejam unificados na América do Sul e em condições de atender ao mercado mundial.
> 
> **Abatedouro -** Na Coopavel a comitiva foi recepcionada no Frigorífico de Aves, onde participaram de uma explanação feita pelo diretor presidente, Dilvo Grolli, e depois conheceram as instalações internas da indústria que abate atualmente 190 mil aves dia e gera mais de dois mil empregos diretos. Enquanto conversava com os visitantes, Grolli passou alguns dados do cooperativismo e do agronegócio nacional. "No sistema cooperativista seguimos princípios e valores, econômicos e sociais comuns", afirmou, ao salientar que as cooperativas olham para o todo, processo industrial e pessoas, ao mesmo tempo. "Fazemos com que os funcionários participem do nosso negócio e compreendam que, ao melhorar a estrutura das comunidades estamos melhorando a estrutura para as pessoas", disse Grolli. Ele também salientou a distribuição de renda e a responsabilidade das cooperativas para com o meio ambiente. "Somos empresa de pessoas e não de capital, por isso temos responsabilidade social".
> 
> **Paraná -** Grolli citou ainda alguns números importantes, como o número de cooperativistas no Brasil, composto por 8,5 milhões de famílias. "São 40 milhões de pessoas, ou 20% da população nacional envolvida com o sistema", enfatizou. No Paraná são 238 cooperativas que englobam 500 mil pessoas e geram 63% do PIB Agrícola, colocando o Estado como o primeiro do Brasil no ranking da produção de frangos e de grãos. "Em 2009 as cooperativas paranaenses exportaram o equivalente 8,1 bilhões de dólares, mas só conseguiram isso porque estão estruturadas, com equipamentos modernos e pessoas capacitadas", disse Grolli aos importadores e demais visitantes, mostrando que a maior preocupação das cooperativas é viabilizar o produtor rural e crescer simultaneamente, promovendo a sustentabilidade do agronegócio. "Temos consciência de que as cooperativas precisam interagir com o produtor, gerando cada vez mais oportunidade de renda e assim desenvolver as comunidades. Que temos que ser eficientes, porém sem perder a responsabilidade social e ambiental".
> 
> **Produtividade -** Para finalizar, o presidente da Coopavel salientou a abertura que o país possui para as novas tecnologias mundiais na produção de grãos, e que por isso tem crescido em larga escala na produtividade, aumentando a produção sem afetar a floresta amazônica, a qual defendemos mais que qualquer outro país do mundo. "42% da produção nacional de grãos está no sul do Brasil e somente 3% no norte, região da Amazônia", finalizou Dilvo Grolli, lembrando que nos últimos 15 anos o país aumentou a produção de grãos em 154%, mas a área agrícola expandiu somente em 25%. *(Assessoria de Imprenas Coopavel)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![C.Vale e Embrapa discutem potencial energético do eucalipto](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/cvale/1cvale_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-e-embrapa-discutem-potencial-energetico-do-eucalipto)  23/10/2026 10:33

 

 

 [![Encontro Prosperar reforça foco em resultados e valorização das equipes da Integrada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/integrada_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/encontro-prosperar-reforca-foco-em-resultados-e-valorizacao-das-equipes-da-integrada)  23/10/2026 10:28

 

 

 [![Rally: produtora “cai de paraquedas” na gestão e torna a propriedade altamente produtiva](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/cocamar_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/rally-produtora-cai-de-paraquedas-na-gestao-e-torna-a-propriedade-altamente-produtiva)  23/10/2026 10:24

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T17:00:51Z",
            "datePublished": "2010-09-23T11:52:12Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COOPAVEL: Comitiva da União Européia visita cooperativa em Cascavel",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/coopavel-comitiva-da-uniao-europeia-visita-cooperativa-em-cascavel-18466"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/coopavel-comitiva-da-uniao-europeia-visita-cooperativa-em-cascavel-18466"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

