---
title: COMÉRCIO EXTERIOR II: Exportações do Corredor Leste do Porto de Paranaguá aumentam 7,9% no quadrimestre | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/comercio-exterior-ii-exportacoes-do-corredor-leste-do-porto-de-paranagua-aumentam-7-9-no-quadrimestre-146639
language: pt-BR
date: 2023-05-08T07:21:04Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/comercio-exterior-ii-exportacoes-do-corredor-leste-do-porto-de-paranagua-aumentam-7-9-no-quadrimestre-146639. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1516
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/comercio-exterior-ii-exportacoes-do-corredor-leste-do-porto-de-paranagua-aumentam-7-9-no-quadrimestre-146639. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COMÉRCIO EXTERIOR II: Exportações do Corredor Leste do Porto de Paranaguá aumentam 7,9% no quadrimestre 

![comercio exterior 08 05 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/05/08/comercio_exterior/comercio_exterior_08_05_2023.webp)Com terminais focados no escoamento da safra de soja, os operadores do Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá (Corex) carregaram 6.446.773 toneladas de granéis vegetais nos primeiros quatro meses do ano. O volume é 7,9% superior ao embarcado pelo complexo no mesmo período no ano passado – 5.975.114 toneladas.

**Quadrimestre** - No quadrimestre, pelo Corex, foram exportadas 3.035.441 toneladas de soja em grão, 1.466.252 toneladas de farelo de soja, 1.914.439 toneladas de milho e 30.640 toneladas de trigo. Em 2022, no período, os carregamentos totalizaram 3.592.513 toneladas de soja em grão, 1.551.553 de farelo, 798.152 de milho e 32.895 de trigo.

**Abril** - Apenas no mês de abril houve crescimento de 21,3% neste tipo de movimentação em relação ao mesmo mês de 2022 (de 1.452.893 toneladas para 1.762.599 toneladas). Somente de soja em grão, foram carregadas 1.409.056,7 toneladas, 91,6% a mais que as 735.401 toneladas embarcadas no Corex em abril do ano passado. De farelo de soja, foram 353.542,2 toneladas em abril deste ano contra 345.570 toneladas em abril de 2022 (+2,6%).

**Produtividade** - Para o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, mais que o volume, houve aumento da produtividade nos terminais e operadores do Corredor de Exportação Leste. “Quando chove, não há operação de granéis sólidos. Neste ano, com dois dias a mais de chuva que em abril de 2022, a produtividade foi 22% maior, um número bem expressivo”, disse.

**Resultados** - Para ele, o aumento de calado para 12,80 metros e a revisão das restrições de navegação, derivadas dos resultados das obras de derrocagem, também foram alguns dos fatores que impulsionaram os resultados deste ano, além das manutenções preventivas de equipamentos, estruturas e comprometimento de todos stakeholders envolvidos nas operações. (*Agência Estadual de Notícias*)

**FOTO**: *Claudio Neves / Portos do Paraná*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema OCB e ANTT discutem demandas do cooperativismo](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/antt/antt_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-ocb-e-antt-discutem-demandas-do-cooperativismo)  23/10/2026 10:44

 

 

 [![Fórum realizado pelo Sistema Ocepar reúne dirigentes de cooperativas de transporte em Pato Branco ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/02/transporte/1forum_02_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-realizado-pelo-sistema-ocepar-reune-dirigentes-de-cooperativas-de-transporte-em-pato-branco)  02/10/2026 11:52

 

 

 [![Transcooper vai receber dirigentes das cooperativas de transporte em Pato Branco, na quarta-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/03/forum/ramo_transporte_II_destaque_03_09_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/transcooper-vai-receber-dirigentes-das-cooperativas-de-transporte-em-pato-branco-na-quarta-feira)  28/09/2026 11:22

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-05-08T07:21:04Z",
            "datePublished": "2023-05-08T07:32:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COMÉRCIO EXTERIOR II: Exportações do Corredor Leste do Porto de Paranaguá aumentam 7,9% no quadrimestre",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/05\/08\/comercio_exterior\/thumbnails\/thumb_comercio_exterior_08_05_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "COMÉRCIO EXTERIOR II: Exportações do Corredor Leste do Porto de Paranaguá aumentam 7,9% no quadrimestre",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/comercio-exterior-ii-exportacoes-do-corredor-leste-do-porto-de-paranagua-aumentam-7-9-no-quadrimestre-146639"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/comercio-exterior-ii-exportacoes-do-corredor-leste-do-porto-de-paranagua-aumentam-7-9-no-quadrimestre-146639"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

