---
title: COCAMAR I: Promotor alerta sobre o prazo para a autodeclaração sobre BHC | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cocamar-i-promotor-alerta-sobre-o-prazo-para-a-autodeclaracao-sobre-bhc-13093
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:21:14Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cocamar-i-promotor-alerta-sobre-o-prazo-para-a-autodeclaracao-sobre-bhc-13093. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1433
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cocamar-i-promotor-alerta-sobre-o-prazo-para-a-autodeclaracao-sobre-bhc-13093. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COCAMAR I: Promotor alerta sobre o prazo para a autodeclaração sobre BHC 

> Os produtores rurais que possuem veneno BHC em sua propriedade têm o prazo até o final de novembro para que seja feita a autodeclaração, conforme estabelece a lei estadual 16.082, de 17 de abril último. Na região de Maringá, o número dos que procuraram até o momento os locais indicados para esse fim ainda é considerado pequeno. Para o assessor de meio ambiente da Cocamar, engenheiro agrônomo Osvaldo Danhoni, "certamente muitos têm receio de fazer a autodeclaração porque acham vão sofrer algum tipo de punição".
> 
> **Promotor tranqüiliza** - Em entrevista ao Cocamar Notícias, o promotor de Meio Ambiente do município de Maringá, Manoel Ilecyr Heckert, tranquiliza os produtores: "ninguém, ao fazer a sua autodeclaração, ficará sujeito a qualquer tipo de punição por ainda ter BHC em sua propriedade, seja ele guardado ou enterrado". O promotor acrescenta, ainda, que a retirada do veneno será feita sem custo algum para o agricultor.
> 
> **Crime** - De acordo com o promotor, haverá configuração de crime, isto sim, se o agricultor deixar de fazer a auto-declaração. Para isso, ele deve procurar qualquer um desses lugares: a cooperativa, a Emater, o sindicato rural, o IAP ou a Secretaria de Agricultura. Além de multas, ele ficará sujeito a processo e a uma pena de quatro anos de reclusão. O promotor adverte que o agricultor que deixar de fazer a auto-declaração poderá acabar sendo denunciado por vizinhos, sofrendo constrangimentos e se complicando com a justiça.
> 
> **BHC** - O BHC é um inseticida e sua sigla advém do nome inglês - Benzene Hexachloride - é um produto que combate pragas na lavoura e ao entrar em contato com a pele tem efeito cumulativo, causando danos irreversíveis ao sistema nervoso central. A absorção pelo organismo pode ocorrer por via oral, respiratória ou simples contato com a pele. Entre os sintomas estão convulsões, dores-de-cabeça, tremores, arritmia e até óbito em casos mais graves. O BHC foi bastante usado nas lavouras de café no Paraná. (*Imprensa Cocamar*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sipat 2026: Cocari reforça cultura de segurança baseada no cuidado, na prevenção e na responsabilidade compartilhada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/cocari/cocari_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/sipat-2026-cocari-reforca-cultura-de-seguranca-baseada-no-cuidado-na-prevencao-e-na-responsabilidade-compartilhada)  09/10/2026 09:58

 

 

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:21:14Z",
            "datePublished": "2009-08-19T12:39:38Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COCAMAR I: Promotor alerta sobre o prazo para a autodeclaração sobre BHC",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/cocamar-i-promotor-alerta-sobre-o-prazo-para-a-autodeclaracao-sobre-bhc-13093"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/cocamar-i-promotor-alerta-sobre-o-prazo-para-a-autodeclaracao-sobre-bhc-13093"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

