---
title: COASUL:  Expedição Safra visita a cooperativa e faz levantamento na região | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/coasul-expedicao-safra-visita-a-cooperativa-e-faz-levantamento-na-regiao-10324
language: pt-BR
date: 2012-05-09T15:50:18Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/coasul-expedicao-safra-visita-a-cooperativa-e-faz-levantamento-na-regiao-10324. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1242
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/coasul-expedicao-safra-visita-a-cooperativa-e-faz-levantamento-na-regiao-10324. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COASUL: Expedição Safra visita a cooperativa e faz levantamento na região 

A equipe da Expedição Safra 2008/09 da rede RPC de Curitiba, afiliada à Rede Globo de televisão, esteve nesta quarta-feira (4/02) na Coasul, em São João, no Sudoeste do Estado, com a finalidade de conhecer melhor o trabalho da cooperativa e também a situação dos produtores da região. Os técnicos e jornalistas entrevistaram o Gerente do Departamento técnico, Paulo Roberto Facchin, questionando-o sobre mercado externo, produção, financiamento e desenvolvimento. A edição desta quinta-feira do Jornal Correio do Povo, no caderno de Economia já faz menção a visita da equipe, que também entrevistou e visitou a propriedade do cooperado Gerri Adriano Pagnocelli.

**Expedição** - A Expedição Safra está fazendo um balanço do ciclo 2008/09. Diante dos reflexos da crise financeira mundial e da estiagem que castigou as lavouras no Sul do país, as equipes responsáveis pela sondagem fazem um caminho inverso para chegar ao resultado da safra de grãos. Para chegar ao dado estatístico de desempenho da produção, é preciso descobrir antes o tamanho da quebra, do estrago provocado pela seca. Para acompanhar as publicações, basta acessar o blog da Expedição no portal RPC ( [www.portal.rpc.com.br](http://www.portal.rpc.com.br) ). (*Imprensa Coasul*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T15:50:18Z",
            "datePublished": "2009-02-05T11:55:16Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COASUL:  Expedição Safra visita a cooperativa e faz levantamento na região",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/coasul-expedicao-safra-visita-a-cooperativa-e-faz-levantamento-na-regiao-10324"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/coasul-expedicao-safra-visita-a-cooperativa-e-faz-levantamento-na-regiao-10324"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

