---
title: C.VALE: Dia de Campo terá palestra da Ocepar sobre cenários do agronegócio | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/c-vale-dia-de-campo-tera-palestra-da-ocepar-sobre-cenarios-do-agronegocio-23801
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:58:09Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/c-vale-dia-de-campo-tera-palestra-da-ocepar-sobre-cenarios-do-agronegocio-23801. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1503
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/c-vale-dia-de-campo-tera-palestra-da-ocepar-sobre-cenarios-do-agronegocio-23801. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  C.VALE: Dia de Campo terá palestra da Ocepar sobre cenários do agronegócio 

Começou nesta terça-feira (15/01), em Palotina, o Dia de Campo de C.Vale. Até a próxima quinta-feira (17/01), a produtividade de culturas como milho e soja estarão em discussão no Complexo Experimental da C.Vale. Um dos destaques do evento é a palestra "Perspectivas e Oportunidades para o Agronegócio Brasileiro" promovida pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, e ministrada por Eugênio Stefanelo, professor da UFPR e Unifae e técnico da Conab. A palestra, que acontecerá todos os dias, sempre às 13h30, irá mostrar as tendências mundiais até 2030, tanto demográficas, que apontam um crescimento de 28% na população mundial, quanto econômicas, ambientais e tecnológicas. Para 2008, as projeções apontam para um crescimento de 4,8% no PIB mundial. Na avaliação de Stefanelo, este ano ainda será marcado por uma maior demanda nas exportações e altas nos preços das commodities.

**Agronegócio** - Para o agronegócio, as perspectivas também são positivas. De acordo com Stefanelo, as análises projetam um aumento do consumo, em especial de proteínas animais, frutas e hortaliças, grãos e alimentos funcionais e processados. Para garantir o abastecimento, além de aumentar a área plantada, principalmente nos países em desenvolvimento, deve ocorrer um aumento da produtividade, puxado por investimentos em pesquisa e tecnologia.

**Dados** - A palestra que será apresentada aos produtores da C.Vale traz ainda dados que apontam crescimento nas principais culturas, bem como na pecuária, suinocultura e avicultura, até o ano de 2017. Em relação à soja, por exemplo, as estimativas são de que a produção mundial chegará a 279,7 milhões, com o Brasil se firmando como principal produtor mundial, seguido da Argentina e EUA. Para o milho, a previsão é que a produção na safra 2016/17 totalize 850 milhões de toneladas, tendo os EUA como principal produtor.

**Aula de economia - "**Mais do que uma palestra, o conteúdo repassado pelo professor Stefanelo é uma aula de economia. Ao mesmo tempo em que aponta os rumos do agronegócio mundial, o professor fala sobre a realidade local e sobre os desafios e variáveis que podem afetar tanto a produção quanto a comercialização. Enfim, os cooperados recebem informações que são valiosas para a tomada de decisões", afirma o analista econômico do Sistema Ocepar, Gustavo Sbrissia, que acompanha as atividades no Dia de Campo da C.Vale.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![C.Vale e Embrapa discutem potencial energético do eucalipto](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/cvale/1cvale_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-e-embrapa-discutem-potencial-energetico-do-eucalipto)  23/10/2026 10:33

 

 

 [![Encontro Prosperar reforça foco em resultados e valorização das equipes da Integrada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/integrada_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/encontro-prosperar-reforca-foco-em-resultados-e-valorizacao-das-equipes-da-integrada)  23/10/2026 10:28

 

 

 [![Rally: produtora “cai de paraquedas” na gestão e torna a propriedade altamente produtiva](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/cocamar_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/rally-produtora-cai-de-paraquedas-na-gestao-e-torna-a-propriedade-altamente-produtiva)  23/10/2026 10:24

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:58:09Z",
            "datePublished": "2008-01-15T12:44:51Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "C.VALE: Dia de Campo terá palestra da Ocepar sobre cenários do agronegócio",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/c-vale-dia-de-campo-tera-palestra-da-ocepar-sobre-cenarios-do-agronegocio-23801"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/c-vale-dia-de-campo-tera-palestra-da-ocepar-sobre-cenarios-do-agronegocio-23801"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

