---
title: BC: Atividade econômica cresce 0,69% em novembro, diz Banco Central | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/bc-atividade-economica-cresce-0-69-em-novembro-diz-banco-central-138860
language: pt-BR
date: 2022-01-18T07:35:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/bc-atividade-economica-cresce-0-69-em-novembro-diz-banco-central-138860. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1432
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/bc-atividade-economica-cresce-0-69-em-novembro-diz-banco-central-138860. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  BC: Atividade econômica cresce 0,69% em novembro, diz Banco Central 

![bc 18 01 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/01/18/bc/bc_18_01_2022.webp)O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) apresentou alta de 0,69% registrado em novembro de 2021, na comparação com outubro, percentual já dessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, como o número maior de feriados ou fins de semana.

**Prévia** - O dado, uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) foi divulgado nesta segunda-feira (17/01), em Brasília, pelo Banco Central. Apesar da alta, o trimestre ainda apresenta número negativo (-0,79%), devido a uma sequência anterior de recuos, segundo os números apresentados pela autoridade monetária.

**Comparação** - Na comparação com novembro de 2020, quando os efeitos da pandemia estavam mais acentuados, o indicador tem alta de 0,43%; e no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2021) a variação observada, sem ajuste sazonal, ficou em 4,59%. No acumulado de 12 meses, novembro tem alta de 4,30%.

**Selic e câmbio** - O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos. **Avaliação** - O índice é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 9,25% ao ano.

**Mercado** - A previsão do mercado para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2022, é de 11,75% ao ano, conforme boletim divulgado pelo Banco Central no início do mês. (*Agência Brasil*)

**FOTO**: *Banco Central do Brasil*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sicoob cresce 31,5% em receita e está entre as 10 maiores instituições financeiras do ranking da Exame](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/sicoob/sicoob_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/sicoob-cresce-31-5-em-receita-e-esta-entre-as-10-maiores-instituicoes-financeiras-do-ranking-da-exame)  09/10/2026 10:25

 

 

 [![Sicredi Fronteiras reúne 800 professores em celebração aos 20 anos do Programa A União Faz a Vida](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/sicredi_fronteiras/3sicredi_fronteiras_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/sicredi-fronteiras-reune-800-professores-em-celebracao-aos-20-anos-do-programa-a-uniao-faz-a-vida)  09/10/2026 10:19

 

 

 [![Associado da Sicredi Aliança PR/SP em Marechal C. Rondon é contemplado com mais de R$ 26 mil no sorteio do Seguro Super Vida Premiada ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/sicredi_alianca/1sicredi_alianca_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/associado-da-sicredi-alianca-pr-sp-em-marechal-c-rondon-e-contemplado-com-mais-de-r-26-mil-no-sorteio-do-seguro-super-vida-premiada)  09/10/2026 10:14

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-01-18T07:35:00Z",
            "datePublished": "2022-01-18T07:35:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "BC: Atividade econômica cresce 0,69% em novembro, diz Banco Central",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/01\/18\/bc\/thumbnails\/thumb_bc_18_01_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "BC: Atividade econômica cresce 0,69% em novembro, diz Banco Central",
                    "width": 450,
                    "height": 600
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/bc-atividade-economica-cresce-0-69-em-novembro-diz-banco-central-138860"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/bc-atividade-economica-cresce-0-69-em-novembro-diz-banco-central-138860"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

