---
title: AGRO: Quantidade adequada de sementes pode aumentar produtividade no campo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agro-quantidade-adequada-de-sementes-pode-aumentar-produtividade-no-campo-153125
language: pt-BR
date: 2024-06-19T07:54:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agro-quantidade-adequada-de-sementes-pode-aumentar-produtividade-no-campo-153125. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1615
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agro-quantidade-adequada-de-sementes-pode-aumentar-produtividade-no-campo-153125. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![copagril 19 06 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/06/19/copagril/copagril_19_06_2024.webp)A possibilidade de otimização e potencialização dos insumos utilizados na lavoura tem revolucionado o meio de cultivo nas lavouras. Neste sentido, o engenheiro agrônomo da loja Agropecuária de Porto Mendes, Laércio Strohhaecker, conta um pouco e com base em sua experiência, como é a performance para uma boa produtividade exige outros fatores para o sucesso do ato em todos os tipos de cultivo.

**Premissa** - Partindo da premissa que todo o cultivo deve utilizar sementes e insumos para garantir uma boa quantidade da população de plantas na área cultivada e o alcance do maior teto produtivo, Laércio conta que a performance dos demais insumos utilizados será resultado da interação entre: a planta, manejo e ambiente. O desafio é buscar a melhor estratégia, considerando as necessidades pontuais de cada condição de solo, adequando a melhor combinação de tecnologias que permitam obter o melhor resultado possível.

**Semeadura em taxa variável** - Para além do uso de insumo e a utilização de uma certa quantidade de sementes, umas das tecnologias que está sendo muito utilizada entre os produtores é a semeadura em taxa variável, que consiste em uma forma de semeadura associada a agricultura de precisão que leva em consideração necessidades pontuais dentro da diversidade de condições de solo.

**Tecnologia avançada** - Esta prática se utiliza de tecnologia avançada para analisar a viabilidade de cada zona de talhão, olhando para dados históricos, condições atuais e diversas outras variáveis. Isso ajuda os agricultores a ter maior agilidade e precisão em sua tomada de decisão, e consequentemente mais produtividade em sua lavoura de forma sustentável e eficiente.

**Potencial** - Os acessos a essas informações podem ajudar o produtor a colocar as sementes de acordo com o potencial de cada área específica do talhão.

**Processo de engalhamento** - Para culturas em áreas de alto potencial produtivo, reduzir a densidade de semeadura pode aumentar a produtividade. Isso porque a quantidade de sementes tem influência na capacidade de engalhamento. É o que conta Laércio, sobre o processo em relação a cultura de soja: “Atualmente temos centenas de cultivares de soja, sendo a maioria delas com o hábito de crescimento indeterminado, ou seja, a partir no início da floração continua seu crescimento apical, formando novos nós produtivos, galhos e flores escalonadamente de baixo para cima”, afirma.

**Menos galhos** - E ele ainda complementa: “Semeaduras realizadas na abertura do período recomendado tendem a formarem menos galhos e menos nós produtivos, com plantas de porte mais baixo. No entanto, os cultivos de final de setembro e de outubro normalmente possibilitam um crescimento bem maior das plantas, e o engalhamento é mais pronunciado. Assim, pode-se obter vantagens dessa característica, buscando uma adequação na população de plantas ligeiramente inferior ao normal, possibilitando a formação de uma arquitetura de plantas, que, com maior número de galhos e nós produtivos permitem elevar o teto produtivo”, completa.

**Profissional** - Para além do uso de toda tecnologia, é recomendado o uso da participação do profissional em agronomia para a tomada de decisões acerca da escolha da cultivar mais indicada, do manejo relacionado e dos ajustes necessários na densidade de semeadura considerando as diversas condições em que a cultura é exposta. (*Assessoria de Imprensa Copagril*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-06-19T07:54:00Z",
            "datePublished": "2024-06-19T07:54:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Quantidade adequada de sementes pode aumentar produtividade no campo",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/06\/19\/copagril\/thumbnails\/thumb_copagril_19_06_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "AGRO: Quantidade adequada de sementes pode aumentar produtividade no campo",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agro-quantidade-adequada-de-sementes-pode-aumentar-produtividade-no-campo-153125"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agro-quantidade-adequada-de-sementes-pode-aumentar-produtividade-no-campo-153125"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

