---
title: AGRO: Coopavel leva à ExpoApras produtos conectados ao ESG | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agro-coopavel-leva-a-expoapras-produtos-conectados-ao-esg-152205
language: pt-BR
date: 2024-04-22T08:46:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agro-coopavel-leva-a-expoapras-produtos-conectados-ao-esg-152205. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1700
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agro-coopavel-leva-a-expoapras-produtos-conectados-ao-esg-152205. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGRO: Coopavel leva à ExpoApras produtos conectados ao ESG 

Indústrias da Coopavel apresentaram durante a ExpoApras 2024, na semana passada, no ExpoTrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, linhas de produtos fabricados observando normas de sustentabilidade e princípios do ESG. “A Coopavel tem o respeito ao meio ambiente como marca forte em sua trajetória e os conceitos do ESG são incorporados nos mais diferentes elos da cadeia de produção da cooperativa”, diz o presidente Dilvo Grolli, que esteve na ExpoApras para acompanhar a evolução de setores dinâmicos e inovadores da economia, e para se somar a um gesto de integração das cooperativas do Estado.

**Grande evento** - “Esse é um grande evento, que reúne o melhor da cadeia de alimentos. Além de parabenizar a Apras, que organiza essa grande feira, é preciso reconhecer o trabalho da Ocepar, que estimula e assegura a participação das cooperativas agroindustriais do Paraná, responsáveis por gerar parte significativa do PIB estadual”, ressalta Dilvo. Nessa edição, a ExpoApras, além do melhor de mais de 400 marcas, apresentou produtos e novidades de 14 cooperativas paranaenses responsáveis por promover transformações profundas, em oportunidades e avanço econômico, nas regiões nas quais atuam.

**Todos os setores** - A Coopavel foi representada no evento pelos frigoríficos de aves e suínos, pela Coopclean, fábrica de saneantes e itens de higiene e limpeza, além de seus frigoríficos de aves e suínos. O presidente destaca o portfólio da Coopclean, que durante dois anos realizou testes nos seus frigoríficos para colocar no mercado produtos eficientes e que não agridem o meio ambiente. “Eventos como esse são importantes para a divulgação e a prospecção dos produtos que fabricamos. Tivemos a oportunidade de inúmeros contatos que vão gerar futuros negócios”, diz o gerente da Coopclean, Altair Garcia.

**Linha de higiene** - A Coopavel é a primeira cooperativa agropecuária do Brasil com a fabricação de uma linha de materiais de higiene e principalmente para limpeza pesada, e isso chamou atenção de muitos potenciais compradores, observa Altair. “Outras cooperativas presentes demonstraram interesse em ter acesso à linha doméstica da Coopclean, que poderá ser vendida em seus supermercados”. Esse foi o terceiro ano de participação da Coopavel na ExpoApras e estivemos presentes para o atacado, ao varejo e também para as agroindústrias, complementa Dilvo Golli. Além dos produtos, o estande utilizado pela cooperativa foi elogiado e atraiu visitantes em várias degustações.

**O evento** - A exposição organizada pela Associação Paranaense de Supermercados é destinada a fornecedores e a supermercadistas, criando assim um ambiente de diálogo, negócios e conexão entre as mais diferentes indústrias e empresas. “Estamos muito animados. Mais uma vez, apesar de um período difícil para o mundo e à economia, os resultados são muito bons. Obrigado a todos que compareceram e ajudaram a transformar essa edição em um grande sucesso”, diz o presidente da Apras, Carlos Beal. (*Assessoria de Imprensa Coopavel*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![C.Vale e Embrapa discutem potencial energético do eucalipto](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/cvale/1cvale_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-e-embrapa-discutem-potencial-energetico-do-eucalipto)  23/10/2026 10:33

 

 

 [![Encontro Prosperar reforça foco em resultados e valorização das equipes da Integrada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/integrada_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/encontro-prosperar-reforca-foco-em-resultados-e-valorizacao-das-equipes-da-integrada)  23/10/2026 10:28

 

 

 [![Rally: produtora “cai de paraquedas” na gestão e torna a propriedade altamente produtiva](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/cocamar_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/rally-produtora-cai-de-paraquedas-na-gestao-e-torna-a-propriedade-altamente-produtiva)  23/10/2026 10:24

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-04-22T08:46:36Z",
            "datePublished": "2024-04-22T07:54:48Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Coopavel leva à ExpoApras produtos conectados ao ESG",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/04\/22\/coopavel\/thumbnails\/thumb_1coopavel_22_04_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "AGRO: Coopavel leva à ExpoApras produtos conectados ao ESG",
                    "width": 600,
                    "height": 450
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agro-coopavel-leva-a-expoapras-produtos-conectados-ao-esg-152205"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agro-coopavel-leva-a-expoapras-produtos-conectados-ao-esg-152205"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

