---
title: AGRICULTURA: Ministro destaca força do produtor rural na abertura da Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (SP) | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agricultura-ministro-destaca-forca-do-produtor-rural-na-abertura-da-agrishow-2022-em-ribeirao-preto-sp-140354
language: pt-BR
date: 2022-04-26T07:44:15Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agricultura-ministro-destaca-forca-do-produtor-rural-na-abertura-da-agrishow-2022-em-ribeirao-preto-sp-140354. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1803
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agricultura-ministro-destaca-forca-do-produtor-rural-na-abertura-da-agrishow-2022-em-ribeirao-preto-sp-140354. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  AGRICULTURA: Ministro destaca força do produtor rural na abertura da Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (SP) 

![agricultura 26 04 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/04/26/agricultura/agricultura_26_04_2022.webp)Na abertura da Agrishow, nesta segunda-feira (25/05), em Ribeirão Preto, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, destacou a força do produtor rural brasileiro e a expansão da produção de trigo no país. O evento teve a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e demais autoridades do Governo Federal.

**Feira** - A 27ª edição da feira agrícola, considerada uma das maiores do mundo, ocorre até o dia 29 de abril como palco para lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

**Pandemia** - O ministro ressaltou a atuação do agro brasileiro durante o período de pandemia, o qual os produtores rurais mantiveram a produção de forma a abastecer o mercado interno e atender os compromissos internacionais.

**Eco de vitória** - “Vivemos a pandemia, algo que mexeu com o mundo todo e, claro, com o Brasil. Mas que mexeu pouco com a produtividade do homem do campo, com os homens que constroem este país. A nossa indústria não parou, o nosso produtor não ficou em casa, foi ao campo, como sempre faz, diuturnamente trabalhando. É por isso, com a tecnologia, a ciência, a tenacidade, a persistência do homem do campo e a fé da indústria no homem do campo que o Brasil do campo teve um eco de vitória”, disse o ministro.

**Trigo** - O trabalho para reduzir as importações de fertilizantes e trigo também foi destacado pelo ministro. A partir de pesquisas da Embrapa, o Mapa aprovou o plano de trabalho para suporte à expansão da produção de trigo na região tropical do Brasil Central com foco em três linhas principais: transferência de tecnologia, caracterização dos municípios produtores e combate à brusone, principal doença limitante da cultura na região.

**Setores** - As ações de pesquisa e transferência de tecnologia deverão envolver diversos setores da cadeia produtiva de grãos nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

**Produção** - Em 2021, a produção brasileira de trigo chegou a 7,7 milhões de toneladas, com importação de outras 6,2 milhões de toneladas. Entre os resultados esperados com a aprovação do Termo de Execução Descentralizada do Trigo Tropical está a expansão da área em 100 mil hectares de trigo na região (25 mil hectares irrigado e 75 mil hectares em sequeiro), produção que pode representar 300 mil toneladas a mais de trigo, desonerando em R$ 450 milhões a balança comercial das importações de trigo no Brasil.

**Ambientes de inovação** - Durante a feira, o Mapa também fortalece os ecossistemas regionais de inovação agropecuária com a assinatura de Protocolo de Intenções para promoção do Corredor de Inovação Agropecuária do estado de São Paulo com a Secretaria de Estado de Agricultura de São Paulo, Embrapa e Sebrae.

**Cidades** - Esse ecossistema digital engloba as principais cidades do eixo Piracicaba, Jaguariúna, São Carlos, Campinas e Ribeirão Preto e tem como objetivo o desenvolvimento estratégico da competitividade de empresas em âmbito regional, envolvendo o estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e ao surgimento de novos negócios voltados à agropecuária brasileira, contribuindo para o incremento da renda e bem-estar social. Ao longo da programação desta segunda-feira, ainda será realizado um workshop com os principais atores do ecossistema agro da região.

**Agritechs** - Para as agritechs brasileiras, na quarta-feira (27/04), na Agrishow, também terá o lançamento do estudo de oportunidades dessas empresas para o mercado argentino. Além de acompanhar as discussões, as startups interessadas poderão participar de rodada de negócios com a consultoria autora do estudo. Inscrições em <https://bit.ly/3EyzFSr>. (*Mapa*)

**FOTO**: *Isac Nóbrega / PR*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-04-26T07:44:15Z",
            "datePublished": "2022-04-26T07:44:15Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRICULTURA: Ministro destaca força do produtor rural na abertura da Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (SP)",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/04\/26\/agricultura\/thumbnails\/thumb_agricultura_26_04_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "AGRICULTURA: Ministro destaca força do produtor rural na abertura da Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (SP)",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agricultura-ministro-destaca-forca-do-produtor-rural-na-abertura-da-agrishow-2022-em-ribeirao-preto-sp-140354"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agricultura-ministro-destaca-forca-do-produtor-rural-na-abertura-da-agrishow-2022-em-ribeirao-preto-sp-140354"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

