---
title: AGRICULTURA: Ajustes no zoneamento podem antecipar plantio de soja | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agricultura-ajustes-no-zoneamento-podem-antecipar-plantio-de-soja-47826
language: pt-BR
date: 2012-03-30T13:55:24Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agricultura-ajustes-no-zoneamento-podem-antecipar-plantio-de-soja-47826. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1194
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agricultura-ajustes-no-zoneamento-podem-antecipar-plantio-de-soja-47826. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGRICULTURA: Ajustes no zoneamento podem antecipar plantio de soja 

> O Ministério da Agricultura e do Abastecimento discute a possibilidade de promover ajustes no zoneamento agrícola da cultura da soja no Paraná e antecipar em até 10 dias o plantio no Estado, nos municípios onde a pesquisa permitir. Nos últimos cinco anos, produtores já plantam variedades precoces e semiprecoces como forma de antecipar o ciclo da cultura. Como conseqüência, também será antecipado o plantio do milho safrinha, fazendo com que a cultura escape dos rigores das geadas de inverno, que este ano provocaram perdas de 35% da produção.
> 
> **Cautela** - Os representantes das entidades de pesquisa Embrapa e Iapar são ainda cautelosos com a alteração no zoneamento, alertando os produtores que eles podem escapar das geadas, mas correm o risco de enfrentar problemas maiores com pragas e doenças.  De acordo com a Coodetec, cerca de 70% do plantio de soja no Paraná já é de variedade indeterminada. Na safra 2006/07, das 11 cultivares plantadas em área que concentra 80% do plantio de soja no Estado, apenas uma era de ciclo indeterminado. Já na última safra (2010/11), das 14 cultivares plantadas, ocupando a mesma área, 9 já eram de ciclo indeterminado. *(Gazeta do Povo)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sipat 2026: Cocari reforça cultura de segurança baseada no cuidado, na prevenção e na responsabilidade compartilhada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/cocari/cocari_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/sipat-2026-cocari-reforca-cultura-de-seguranca-baseada-no-cuidado-na-prevencao-e-na-responsabilidade-compartilhada)  09/10/2026 09:58

 

 

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T13:55:24Z",
            "datePublished": "2011-07-18T11:44:40Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRICULTURA: Ajustes no zoneamento podem antecipar plantio de soja",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agricultura-ajustes-no-zoneamento-podem-antecipar-plantio-de-soja-47826"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agricultura-ajustes-no-zoneamento-podem-antecipar-plantio-de-soja-47826"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

