---
title: AGENDA: | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agenda-27378
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:37:10Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agenda-27378. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1641
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agenda-27378. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


Mestrado em Agronomia da Unicentro   
Encerram no dia 12 de dezembro, as inscrições para o curso de Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) - Campos Cedetec, de Guarapuava (PR). O curso tem como área de concentração Produção Vegetal e linha de pesquisa Manejo de Culturas. Informações na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, telefones(42) 3629.8225 e (42)3629.8214, site www.unicentro.br/pga ou pelo e-mail : pga@unicentro.br

Conselho Agropecuário discute aumento da produção de fertilizantes   
A produção de fertilizantes na América do Sul será o tema principal da 15ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que será realizada nesta quinta (4) e sexta-feira (5) em Montevidéu (Uruguai). O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, apresentará o assunto e discutirá idéias para futuras ações regionais com os titulares da Agricultura da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.O debate sobre fertilizantes foi levantado na última reunião ordinária do CAS, em agosto, no Chile. Na ocasião, Stephanes afirmou que os países do Cone Sul concordaram sobre a necessidade de estudar uma solução conjunta para ampliar a produção de fertilizantes na região. Também entram na pauta do encontro de ministros o possível impacto da atual crise financeira internacional na agricultura sul-americana, os instrumentos financeiros não convencionais para a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável em contexto de expansão agrícola.

CAS - Criado em 2003, o conselho é formado por ministros de Agricultura do Cone Sul e apresenta-se como um fórum de consulta e coordenação das ações dos países membros. Seu estatuto prevê uma presidência rotativa, com duração de um ano, atualmente ocupada pelo Uruguai, e uma secretaria técnico-administrativa nas instalações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). (Mapa)

AveExpo 2009 e o III Fórum Internacional de Avicultura

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi escolhida para sediar a AveExpo 2009 e o III Fórum Internacional de Avicultura. O encontro vai acontecer no Hotel Mabu Thermas &amp; Resort, entre os dias 19 e 21 de agosto de 2009. O grande encontro da avicultura das Américas vai reunir produtores, empresários e especialistas de 32 países. Serão 55 palestrantes nacionais e internacionais, os maiores especialistas da avicultura mundial, com tradução simultânea para o português, espanhol e inglês, mais de oito mil visitantes e mais de 1000 congressistas. A AveExpo, que será o único evento do setor realizado no segundo semestre do ano que vem, está de volta a Foz do Iguaçu, cidade escolhida por ser um grande pólo turístico, capital da Tríplice Fronteira, região que une Brasil, Argentina e Paraguai, o que facilita a vinda de estrangeiros de vários países da América do Sul.

O Evento - A AveExpo 2009 e o III Fórum Internacional de Avicultura serão divididos em palestras magistrais, seminários técnicos de especialização, reuniões técnicas de empresas, feira de negócios e a AveFest. No primeiro dia de evento, serão realizadas sete palestras, ministradas por técnicos nacionais e internacionais que abordarão os temas bem-estar animal, meio ambiente, economia, mercado global, manejo, reprodução, genética, sanidade, nutrição e instalações.

Seminários Técnicos de Especialização - Nos dias 20 e 21 de agosto, o III Fórum Internacional de Avicultura vai proporcionar quatro cursos simultâneos sobre os temas: processamento, manejo e bem-estar, nutrição e sanidade. "É uma oportunidade única de assistir a cursos intensivos, ministrados por especialistas de renome internacional", convidou a Presidente da Editora AnimalWorld, Flávia Roppa.

AveExpo 2009 - Paralelamente ao congresso, será realizada a maior feira de negócios do Continente, dedicada exclusivamente à Avicultura. Ocupando um área de 4.500 m², os estandes que compõem a AveExpo 2009 são uma excelente oportunidade de promover a integração das empresas com os participantes do evento, para a efetivação de negócios e o conhecimento das atualidades do setor. As informações são da assessoria de imprensa da AveWorld.

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:37:10Z",
            "datePublished": "2008-12-04T13:09:22Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGENDA:",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agenda-27378"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/agenda-27378"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

