---
title: Tecpar vai certificar bovinos para exportação | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/tecpar-vai-certificar-bovinos-para-exportacao-61951
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:10:08Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/tecpar-vai-certificar-bovinos-para-exportacao-61951. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1689
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/tecpar-vai-certificar-bovinos-para-exportacao-61951. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Tecpar vai certificar bovinos para exportação 

 Com o objetivo de conhecer o sistema de certificação espanhola e discutir a implantação de um sistema de certificação no Paraná, ontem foi realizada reunião no Fundepec, com a presença do diretor geral da instituição espanhola Certicar, Javier Samper Cimorra. Ele veio ao Paraná para discutir a criação de nor-mas para certificação, pelo Tecpar, da carne a ser exportada para a Europa, e para conhecer sistemas de produção animal. O Tecpar está criando uma empresa específica (coligada), que será responsável pela certificação de carnes, soja não modificada geneticamente, madeira (pinus) e outros produtos. A Ocepar, que integra o Fundepec, foi representada nessa reunião pelo gerente Técnico e Econômico da Ocepar, Nelson Costa.

 **Organização na Espanha** – Na Espanha, a Associação de Produtores de Carnes criou uma or-ganização com o objetivo de recuperar o consumo da carne vermelha, que caiu quase 60% devido aos problemas de hormônios e doença da vaca-louca. Em 1995 criou-se um programa de divulgação da carne sem aditivos e em 1997 uma entidade de certificação externa. Essas providências permitiram modernizar a comercialização da carne, um avanço na Europa, pois até então a carne era comercializada sem obedi-ência a requisitos sanitários, entendendo-se que não eram necessários. Com a criação da entidade certifi-cadora, passou-se a incutir nos consumidores a idéia da carne sob medida ou com marcas identificadas, onde a rastreabilidade foi uma das ferramentas básicas adotadas para garantir a segurança do produto. Para isso se realizou um trabalho de convencimento dos produtores e industriais da Europa para que to-dos dessem sua contribuição para que o programa tivesse sucesso.

 **Segurança** – O sr. Javier Samper Cimorra disse que a certificação de um produto é um meio de assegurar que se cumpram normas específicas sobre o assunto. A entidade certificadora tem que ser ex-terna para ter maior credibilidade. Cabe a ela dizer se o produto atende as normas de produção e qualida-de. A partir da explosão da doença da vaca-louca na Europa, em 1997, criou-se a rastreabilidade com a identificação de bovinos de forma obrigatória. A implantação desse sistema permitiu também a cobrança integral de impostos sobre a carne, pois na Europa cerca de 50% de toda a carne comercializada não reco-lhia impostos.

 **Qualidade surpreendeu** – Ao visitar propriedades do Paraná, Javier se surpreendeu com a qua-lidade dos animais e do nível de manejo . Pelo que viu, considera que o Paraná tem padrão de exportação de carne bovina. Mas observou que falta ao pecuarista documentar todos os procedimentos realizados na propriedade em relação ao manejo dos animais. Segundo Javier, o produtor faz tudo correto, desde a pre-ocupação com a alimentação mais adequada, os medicamentos ministrados e o grau de sanidade na pro-priedade. ''Mas falta escrever e documentar tudo isso'', salienta. O diretor da Certicar lembrou que na Eu-ropa ''o que não está escrito, não existe''. Para ele, se não existe documentação do animal, pressupõe-se que não existe segurança alimentar e por isso o produto deve ser rejeitado.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:10:08Z",
            "datePublished": "2002-10-07T04:58:15Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Tecpar vai certificar bovinos para exportação",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/tecpar-vai-certificar-bovinos-para-exportacao-61951"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/tecpar-vai-certificar-bovinos-para-exportacao-61951"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

