---
title: Sistema Uniprime marca presença na 11ª edição do WCM | Paraná Cooperativo
description: Sistema Uniprime marca presença na 11ª edição do WCM
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-uniprime-marca-presenca-na-11-edicao-do-wcm
language: pt-BR
date: 2025-09-26T08:41:08Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-uniprime-marca-presenca-na-11-edicao-do-wcm. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1538
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-uniprime-marca-presenca-na-11-edicao-do-wcm. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![uniprime 26 09 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/09/26/uniprime/uniprime_26_09_2025.webp)O diretor executivo da Uniprime Central Nacional, Evandro Carlos Gasparetto, esteve dias 22 e 23 de setembro em Belo Horizonte (MG), representando o Sistema Uniprime, no 11ª World Coop Management 2025 (WCM’25). O evento é considerado o mais importante congresso de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro.

Na oportunidade, Belo Horizonte transformou-se na capital mundial do cooperativismo com a 11ª edição do [World Coop Management](https://wcm.coop/WCM25/) (WCM), no Minascentro. Em pleno Ano Internacional das Cooperativa, o encontro reuniu mais de 2.000 líderes, 100 palestrantes e quatro palcos de conteúdo para discutir inteligência artificial, gestão estratégica, intercooperação e sustentabilidade. Entre os participantes do evento estavam Ariel Guarco (presidente da ACI) e Andrew Allimadi (ONU), além de executivos e dirigentes do movimento no Brasil e nas Américas.

O WCM’25 reuniu presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas e entidades do setor que buscam a reciclagem profissional, mantendo-se atualizados sobre os novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas. Os participantes interagiram com os principais Players do mercado, aumentando seu networking, conhecimento e promovendo oportunidades de negócios.

### Fortalecimento e representatividade

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) destacou o papel da confiança como o “grande estoque” das cooperativas. Defendeu o fortalecimento dos conselhos de administração com mais jovens e mulheres e a modernização dos processos com inteligência artificial, sem abrir a mão da essência cooperativista.

O presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco, fez um discurso firme sobre o cenário global de radicalização política, ressaltando que onde os governos falham na promoção do diálogo, o cooperativismo construiu consensos. Guarco lembrou que a ONU declarou novamente o Ano Internacional das Cooperativas justamente por considerar esse papel. Citando o Papa Francisco, afirmou que “os cooperativistas devem se animar a ir além das fronteiras”, e anunciou com as palavras de Leão XIII: “quando o instrumento domina, a pessoa vira instrumento”.

Para ele, o desafio é garantir que a inteligência artificial seja usada como ferramenta de desenvolvimento humano, e não de exclusão. Seu chamado foi para preparar o movimento para os próximos anos com valores sólidos, espírito inovador e protagonismo global

O representante da Organizações das Nações Unidas (ONU), Andrew Allimadi destacou que a IA pode ser poderosa aliada do cooperativismo se for guiada por princípios éticos, transparência e responsabilidade. Ele instigou o público a imaginar “sistemas de inteligência artificial possuídos e governados por membros cooperativos, projetados para apoiar o trabalho humano, não o substituir”.

Allimadi também conectou o WCM à próxima Cúpula Social Mundial, em novembro no Catar, cuja declaração política já é permitida às cooperativas como centrais para erradicar a pobreza, ampliar o trabalho decente e fortalecer a inclusão social. Para ele, esta é uma oportunidade histórica de mostrar ao mundo que os valores cooperativos oferecem respostas concretas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Já o idealizador e CEO do World Coop Management 2025 (WCM’25), Luiz Branco, definiu o cooperativismo como a terceira economia, capaz de unir as qualidades do capitalismo e do socialismo. (*Assessoria de Imprensa Uniprime*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-09-26T08:41:08Z",
            "datePublished": "2025-09-26T08:41:00Z",
            "description": "Sistema Uniprime marca presença na 11ª edição do WCM",
            "headline": "Sistema Uniprime marca presença na 11ª edição do WCM",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/09\/26\/uniprime\/thumbnails\/thumb_uniprime_destaque_26_09_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sistema-uniprime-marca-presenca-na-11-edicao-do-wcm"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sistema-uniprime-marca-presenca-na-11-edicao-do-wcm"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

