---
title: Sistema OCB e FAO alinham parcerias para capacitação em cooperativismo | Paraná Cooperativo
description: Sistema OCB e FAO alinham parcerias para capacitação em cooperativismo
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocb-e-fao-alinham-parcerias-para-capacitacao-em-cooperativismo
language: pt-BR
date: 2025-09-18T08:26:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocb-e-fao-alinham-parcerias-para-capacitacao-em-cooperativismo. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1625
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocb-e-fao-alinham-parcerias-para-capacitacao-em-cooperativismo. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Sistema OCB e FAO alinham parcerias para capacitação em cooperativismo 

![fao 18 09 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/09/18/fao/fao_18_09_2025.webp)O Sistema OCB recebeu, nessa quarta-feira (17/09), a coordenadora regional do Projeto +Algodão da [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)](https://www.fao.org/brasil/pt/) na América Latina e Caribe, Adriana Gregolin. O encontro teve como objetivo discutir possibilidades de parcerias voltadas para a capacitação em cooperativismo, além de aproximar agendas estratégicas que envolvem inovação tecnológica, inclusão social e mercados sustentáveis. Representaram o Sistema OCB na reunião a superintendente Tania Zanella, o coordenador de Relações Internacionais, João Penna, e a Analista de desenvolvimento de cooperativas, Rosana Lordelo.

Adriana Gregolin atua há mais de uma década à frente do Projeto +Algodão, uma cooperação Sul-Sul entre Brasil, FAO e sete países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru), que já beneficiou milhares de produtores de algodão da agricultura familiar. A iniciativa busca promover sistemas de produção sustentáveis e inclusivos, incentivando mercados justos para fibras e produtos derivados.

Na reunião, foram apresentados alguns eixos de atuação do projeto, como a capacitação de agricultores e técnicos, intercâmbio de experiências, adoção de novas tecnologias – como drones, descaroçadores e colheitadeiras adaptadas à agricultura familiar – além de ações voltadas para gênero e juventude.

Entre os pontos discutidos para futura cooperação com o Sistema OCB destacam-se uma potencial parceria para um programa de capacitação/especialização em cooperativismo, a integração de cooperativas brasileiras em programas de assistência técnica; a exploração de oportunidades de acesso a mercados sustentáveis; a adesão a iniciativas de mulheres e jovens rurais; e a ampliação da visibilidade internacional do cooperativismo brasileiro por meio de eventos regionais.

Para Tania, o encontro destacou a relevância do diálogo com organismos internacionais no fortalecimento do movimento. “O cooperativismo brasileiro tem muito a contribuir com os países da América Latina, seja em conhecimento técnico, seja em experiências práticas de organização social. Ao mesmo tempo, podemos aprender com a diversidade de soluções que estão sendo desenvolvidas no continente. Essa troca fortalece os produtores, amplia oportunidades e promove um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”, afirmou.

Com cerca de 48% da produção de algodão no Brasil concentrada em cooperativas, a aproximação com a FAO representa, segundo a superintendente, uma oportunidade de consolidar ainda mais a atuação do setor na região, conectando agricultores familiares, artesãos e técnicos a iniciativas inovadoras que valorizam a produção e impulsionam novos mercados. (*Sistema OCB*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Credicoamo avança no ranking das 500 Maiores do Sul e chega à 51ª posição entre as empresas do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/credicoamo_II/credicoamo_I_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/credicoamo-avanca-no-ranking-das-500-maiores-do-sul-e-chega-a-51-posicao-entre-as-empresas-do-parana)  14/10/2026 12:17

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-09-18T08:26:00Z",
            "datePublished": "2025-09-18T08:26:00Z",
            "description": "Sistema OCB e FAO alinham parcerias para capacitação em cooperativismo",
            "headline": "Sistema OCB e FAO alinham parcerias para capacitação em cooperativismo",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/09\/18\/fao\/thumbnails\/thumb_fao_18_09_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sistema-ocb-e-fao-alinham-parcerias-para-capacitacao-em-cooperativismo"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sistema-ocb-e-fao-alinham-parcerias-para-capacitacao-em-cooperativismo"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

