---
title: SICREDI VANGUARDA: Evento reúne mais de 850 educadores do Programa a União Faz a Vida | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-vanguarda-evento-reune-mais-de-850-educadores-do-programa-a-uniao-faz-a-vida-144057
language: pt-BR
date: 2022-11-23T07:56:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-vanguarda-evento-reune-mais-de-850-educadores-do-programa-a-uniao-faz-a-vida-144057. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1572
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-vanguarda-evento-reune-mais-de-850-educadores-do-programa-a-uniao-faz-a-vida-144057. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SICREDI VANGUARDA: Evento reúne mais de 850 educadores do Programa a União Faz a Vida 

Depois de muito se falar sobre aulas on-line, modelo híbrido e desafios em uma educação com distanciamento social, o Summit Educação 2022, promovido pela Sicredi Vanguarda, trouxe uma mensagem acolhedora e de esperança para o que está por vir. O evento, realizado no dia 19 de novembro, em Medianeira (PR), reuniu mais de 850 profissionais da educação da área de atuação da cooperativa no Paraná.

**Evento e exposição de trabalhos** - Educadores que inscreveram seus projetos e atuam nos municípios contemplados pelo programa na região oeste do Paraná, participaram do evento e da exposição dos trabalhos através de maquetes, cartazes e brinquedos, envolvendo tudo o que contribuiu para a construção dos seus projetos.

**Palestra** - O encontro contou com a palestra do professor Max Haetinger, com o tema: Acolhimento, Cooperação nas Aprendizagens e Metodologias Ativas: a sala de aula inovadora. “Esse evento é fundamental para que os educadores possam trocar conhecimento e dividir os seus projetos, e é muito gratificante poder participar desse momento, oferecendo uma palestra que fala da essência desse nosso programa, sobre a cooperação e o acolhimento que ele oferece. Fico feliz por ter aprendido muito mais do que ensinado, a todos esses professores”, comenta Max.

**Responsabilidade social** - “Passamos quase 14 anos realizando o programa na região. Essa é a nossa principal iniciativa de responsabilidade social, em um trabalho direto com os educadores, com as crianças e envolvendo as famílias e a comunidade. Queremos que a cultura do cooperativismo faça parte desde cedo da vida das crianças, para um futuro decisivo da nossa sociedade”, enfatiza presidente da cooperativa, Aldo Dagostim.

**Sobre o Sicredi** - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros. ([www.sicredi.com.br](http://www.sicredi.com.br/)). (*Imprensa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ*)

**FOTOS**: *Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Revista Paraná Cooperativo traz um balanço das eleições 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/revista/pr_cooperativo_30_10_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/revista-parana-cooperativo-traz-um-balanco-das-eleicoes-2027)  30/10/2026 12:11

 

 

 [![Fórum Agronômico alerta sobre manejo da lavoura, seguro e cuidados pós-colheita](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/fotos_destaque/foto_destaque_forum_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-agronomico-ii)  30/10/2026 12:08

 

 

 [![ Gerente da C.Vale é a convidada da semana do OceparCast](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/oceparcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/gerente-da-c-vale-e-a-convidada-da-semana-do-oceparcast)  30/10/2026 12:03

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-11-23T07:56:00Z",
            "datePublished": "2022-11-23T07:56:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SICREDI VANGUARDA: Evento reúne mais de 850 educadores do Programa a União Faz a Vida",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/11\/23\/sicredi_vanguarda\/thumbnails\/thumb_1sicredi_vanguarda_23_11_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "SICREDI VANGUARDA: Evento reúne mais de 850 educadores do Programa a União Faz a Vida",
                    "width": 600,
                    "height": 178
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sicredi-vanguarda-evento-reune-mais-de-850-educadores-do-programa-a-uniao-faz-a-vida-144057"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sicredi-vanguarda-evento-reune-mais-de-850-educadores-do-programa-a-uniao-faz-a-vida-144057"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

