---
title: Sicoob marca presença no 16º Concred, maior congresso de cooperativismo financeiro do mundo | Paraná Cooperativo
description: Sicoob marca presença no 16º Concred, maior congresso de cooperativismo financeiro do mundo
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicoob-marca-presenca-no-16-concred-maior-congresso-de-cooperativismo-financeiro-do-mundo
language: pt-BR
date: 2026-08-27T10:37:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicoob-marca-presenca-no-16-concred-maior-congresso-de-cooperativismo-financeiro-do-mundo. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1685
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicoob-marca-presenca-no-16-concred-maior-congresso-de-cooperativismo-financeiro-do-mundo. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  Sicoob marca presença no 16º Concred, maior congresso de cooperativismo financeiro do mundo 

![sicoob 27 08 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/08/27/sicoob/sicoob_27_08_2026.webp)O Sicoob participa do 16º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que acontece entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Câmpus II, em Goiânia (GO). Considerado o maior congresso de cooperativismo financeiro do mundo, o evento reúne, a cada dois anos, dirigentes, técnicos, associados e lideranças de organizações que integram o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

Esta é a primeira vez que Goiânia recebe o Concred, organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebrás), com correalização do Sistema OCB/GO, e apoio institucional do Banco Central do Brasil. O Sicoob é um dos patrocinadores da edição de 2026, que conta com a participação de cooperativas do Sistema na programação e nas atividades realizadas durante o congresso.

### Sicoob participa das discussões sobre o futuro do cooperativismo financeiro

Com o tema “Cooperativismo Financeiro: no campo e na cidade, juntos na construção de um futuro sustentável”, o Concred 2026 promove debates sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento do cooperativismo financeiro no país. A programação está organizada em cinco eixos: Da Raiz à Rede, voltado ao agronegócio e à sustentabilidade; Tecnologia a Serviço do Humano e da Sustentabilidade, que aborda ética, dados, inteligência artificial e inovação responsável; Liderança e Governança para a Prosperidade Compartilhada; Da Cooperação à Escala, dedicado ao fortalecimento do SNCC; e Cenário, Estratégia e Sustentabilidade do SNCC, com discussões sobre o ambiente macroeconômico e regulatório.

A programação contará com a participação de dirigentes do Sicoob, entre eles Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob; Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sicoob Nova Central; e Raimundo Nonato Leite Pinto, presidente da Central Sicoob Uni. Os executivos estarão entre os representantes do setor em um talk show sobre as forças que devem moldar o cooperativismo financeiro até 2030. O congresso também terá painéis dedicados a temas como infraestrutura compartilhada no SNCC, a entrada das cooperativas no mercado de seguros, o papel do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e a evolução do Open Finance no país.

Outro destaque será o painel com representante do Banco Central do Brasil sobre a resiliência do cooperativismo de financeiro diante dos desafios macroeconômicos e geopolíticos atuais, ampliando o debate sobre o ambiente em que o setor está inserido e as perspectivas para os próximos anos.

### Experiência e relacionamento com o público

Durante o congresso, o Sicoob também terá um espaço dedicado ao relacionamento com os participantes. O estande contará com uma experiência interativa, entrega de brindes e um sorteio especial, que será realizado no palco principal do evento.

Além das ações de relacionamento, o espaço apresentará aos participantes aspectos da atuação do Sicoob e seus diferenciais, destacando como o Sistema desenvolve soluções financeiras para atender às diferentes necessidades de cooperativas e cooperados em todo o país.

Nesse contexto, a participação do Sicoob amplia as oportunidades de diálogo com lideranças e profissionais do setor, além de contribuir para a construção de uma agenda conjunta sobre os desafios e as oportunidades do cooperativismo financeiro e demais ramos do cooperativismo no Brasil. A presença também reforça o compromisso da instituição com a evolução do modelo cooperativista e com o desenvolvimento de soluções capazes de gerar valor para cooperativas, cooperados e comunidades em todo o país. (*Assessoria de Imprensa Sicoob*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-08-27T10:37:00Z",
            "datePublished": "2026-08-27T10:37:00Z",
            "description": "Sicoob marca presença no 16º Concred, maior congresso de cooperativismo financeiro do mundo",
            "headline": "Sicoob marca presença no 16º Concred, maior congresso de cooperativismo financeiro do mundo",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/08\/27\/sicoob\/sicoob_27_08_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 733,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sicoob-marca-presenca-no-16-concred-maior-congresso-de-cooperativismo-financeiro-do-mundo"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/sicoob-marca-presenca-no-16-concred-maior-congresso-de-cooperativismo-financeiro-do-mundo"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

