---
title: Plenárias do 31º Suespar abordarão sustentabilidade do Sistema Unimed, valor em saúde e impactos das transformações geopolíticas | Paraná Cooperativo
description: Plenárias do 31º Suespar abordarão sustentabilidade do Sistema Unimed, valor em saúde e impactos das transformações geopolíticas
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/plenarias-do-31-suespar-abordarao-sustentabilidade-do-sistema-unimed-valor-em-saude-e-impactos-das-transformacoes-geopoliticas
language: pt-BR
date: 2025-08-04T09:31:57Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/plenarias-do-31-suespar-abordarao-sustentabilidade-do-sistema-unimed-valor-em-saude-e-impactos-das-transformacoes-geopoliticas. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1572
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/plenarias-do-31-suespar-abordarao-sustentabilidade-do-sistema-unimed-valor-em-saude-e-impactos-das-transformacoes-geopoliticas. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Plenárias do 31º Suespar abordarão sustentabilidade do Sistema Unimed, valor em saúde e impactos das transformações geopolíticas 

![suepar 04 08 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/08/04/unimed_pr/suepar_04_08_2025.webp)Sustentabilidade no Sistema Unimed, entregas de valor em saúde e os impactos das transformações geopolíticas na economia global estão entre os temas das plenárias que movimentam o 31º Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar). O evento acontece entre os dias 21 e 24 de agosto, no Recanto Cataratas Thermas Resort &amp; Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

Serão mais de 30 palestrantes em quatro plenárias e cinco trilhas de conhecimento, divididas em Inovação, Saúde, Cooperativismo, Gestão e Mercado. Entre a programação está a abordagem da primeira plenária do evento: “Uma nova visão para a sustentabilidade no Sistema Unimed”, que contará com a participação de importantes lideranças do Sistema: Omar Abujamra Junior (Unimed do Brasil), Luiz Otávio Fernandes de Andrade (Unimed Central Nacional), Helton Freitas (Seguros Unimed) e Eduardo Ernesto Chinaglia (Unimed Participações).

Na sequência, a plenária “Entregas de valor em saúde” foca em experiências e processos que colocam o paciente no centro do cuidado. Para isso, reúne Maurício Nunes da Silva, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e César Luiz Abicalaffe, do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS).

Com olhar voltado ao cenário internacional, a plenária “Perspectivas de mudança no cenário geopolítico e impactos na economia” será conduzida por Marcos Prado Troyjo, que trará uma análise sobre as transformações políticas e econômicas globais, destacando as repercussões para o Brasil e o setor da saúde.

Com um encerramento especial da programação, o simpósio contará, ainda, com a palestra magna da Monja Coen, da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. A monja irá refletir sobre o tema “Como manter a sua integridade frente aos desafios do mundo corporativo – o que você tem feito da sua vida?”.

Fique por dentro da programação do Suespar, clique [aqui](https://www.suespar.com.br/). (*Assessoria de Imprensa Unimed Paraná*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-08-04T09:31:57Z",
            "datePublished": "2025-08-04T09:17:00Z",
            "description": "Plenárias do 31º Suespar abordarão sustentabilidade do Sistema Unimed, valor em saúde e impactos das transformações geopolíticas",
            "headline": "Plenárias do 31º Suespar abordarão sustentabilidade do Sistema Unimed, valor em saúde e impactos das transform...",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/08\/04\/unimed_pr\/thumbnails\/thumb_suepar_04_08_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/plenarias-do-31-suespar-abordarao-sustentabilidade-do-sistema-unimed-valor-em-saude-e-impactos-das-transformacoes-geopoliticas"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/plenarias-do-31-suespar-abordarao-sustentabilidade-do-sistema-unimed-valor-em-saude-e-impactos-das-transformacoes-geopoliticas"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

