---
title: Intercooperação que gera futuro: Unimed Cascavel e Unimed Oeste do Paraná avançam em novas soluções regionais de saúde | Paraná Cooperativo
description: Intercooperação que gera futuro: Unimed Cascavel e Unimed Oeste do Paraná avançam em novas soluções regionais de saúde
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/intercooperacao-que-gera-futuro-unimed-cascavel-e-unimed-oeste-do-parana-avancam-em-novas-solucoes-regionais-de-saude
language: pt-BR
date: 2026-06-01T07:52:22Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/intercooperacao-que-gera-futuro-unimed-cascavel-e-unimed-oeste-do-parana-avancam-em-novas-solucoes-regionais-de-saude. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1872
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/intercooperacao-que-gera-futuro-unimed-cascavel-e-unimed-oeste-do-parana-avancam-em-novas-solucoes-regionais-de-saude. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Intercooperação que gera futuro: Unimed Cascavel e Unimed Oeste do Paraná avançam em novas soluções regionais de saúde 

![intercooperacao 01 06 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/01/intercooperacao/intercooperacao_01_06_2026.webp)A construção de soluções conjuntas, o fortalecimento da intercooperação e a busca por novas possibilidades assistenciais marcaram a visita da comitiva da Unimed Oeste do Paraná à Unimed Cascavel, realizada no Auditório Jacarandá. O encontro reuniu lideranças das duas cooperativas para discutir estratégias voltadas à ampliação de serviços, sustentabilidade do sistema e qualificação da assistência oferecida aos beneficiários.

Participaram da visita o diretor-presidente da Unimed Oeste do Paraná, Marco Aurélio Farinazzo, o vice-presidente Rodrigo França e os gestores Alexandre, Cleonir Debarba e Jonathas Bertoldi. Entre os principais temas debatidos estiveram a possibilidade de criação de um produto regional integrado entre as singulares, o fortalecimento da parceria em oncologia, a ampliação do suporte em internamentos de alta complexidade no Hospital Policlínica Cascavel e oportunidades de integração laboratorial.

A visita também reforçou o alinhamento entre as cooperativas em torno de um modelo assistencial cada vez mais conectado às necessidades dos beneficiários. A proposta em discussão prevê a utilização da estrutura hospitalar e dos serviços próprios da Unimed Cascavel, como o HPU e a rede de Oncologia Clínica, como diferenciais estratégicos para novos produtos e fluxos assistenciais compartilhados, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a regionalização da saúde suplementar no Oeste do Paraná.

Para o diretor-presidente da Unimed Oeste do Paraná, Marco Aurélio Farinazzo, o encontro evidencia a importância da intercooperação como caminho para inovação e sustentabilidade. “A ideia é sempre sentir as dores das duas Unimeds e, com isso, unir forças para melhorar, criar novos produtos e desenvolver ações que tragam mais qualidade para os beneficiários. Queremos evoluir nas áreas de oncologia, internamentos de alta complexidade e nos modelos de planos disponíveis. Existe, inclusive, a possibilidade de lançarmos um produto que una as duas singulares. Fomos muito bem recebidos e percebemos que estamos na mesma página, entendendo que a intercooperação é essencial para a sustentabilidade”, destacou.

Para o diretor-presidente da Unimed Cascavel, Luiz Sérgio Fettback, a aproximação entre as cooperativas reforça o papel estratégico da intercooperação para ampliar a capacidade assistencial e desenvolver soluções inovadoras em saúde. “Quando duas singulares se unem em torno de objetivos comuns, quem ganha é o beneficiário. Esse diálogo fortalece a sustentabilidade do sistema, potencializa estruturas já consolidadas e cria oportunidades para oferecer um cuidado cada vez mais integrado, resolutivo e regionalizado. Acreditamos na força da cooperação como instrumento de evolução permanente da saúde suplementar”, afirmou.

Mais do que uma agenda institucional, o encontro representou um movimento estratégico de aproximação entre cooperativas que compartilham desafios, oportunidades e o compromisso de fortalecer continuamente a assistência em saúde. A integração entre serviços, expertise e estruturas próprias projeta um cenário de novas possibilidades para o cuidado regionalizado, consolidando a cooperação como uma ferramenta de crescimento e transformação dentro do Sistema Unimed. (Assessoria de Imprensa Unimed Cascavel)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-06-01T07:52:22Z",
            "datePublished": "2026-06-01T07:52:22Z",
            "description": "Intercooperação que gera futuro: Unimed Cascavel e Unimed Oeste do Paraná avançam em novas soluções regionais de saúde",
            "headline": "Intercooperação que gera futuro: Unimed Cascavel e Unimed Oeste do Paraná avançam em novas soluções regionais ...",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/06\/01\/intercooperacao\/thumbnails\/thumb_intercooperacao_01_06_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/intercooperacao-que-gera-futuro-unimed-cascavel-e-unimed-oeste-do-parana-avancam-em-novas-solucoes-regionais-de-saude"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/intercooperacao-que-gera-futuro-unimed-cascavel-e-unimed-oeste-do-parana-avancam-em-novas-solucoes-regionais-de-saude"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

