---
title: HABITAÇÃO: Sehadur e Ocergs assinam Termo de Cooperação Técnica | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/habitacao-sehadur-e-ocergs-assinam-termo-de-cooperacao-tecnica-20069
language: pt-BR
date: 2012-05-10T16:18:33Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/habitacao-sehadur-e-ocergs-assinam-termo-de-cooperacao-tecnica-20069. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1068
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/habitacao-sehadur-e-ocergs-assinam-termo-de-cooperacao-tecnica-20069. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  HABITAÇÃO: Sehadur e Ocergs assinam Termo de Cooperação Técnica 

A Secretaria e Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHADUR) e o Sindicato e Organização da Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS) assinaram na sexta-feira (29/12) um Termo de Cooperação Técnica que estabelece critérios para a liberação de recursos financeiros às Cooperativas Habitacionais. Segundo o presidente da OCERGS, Vergilio Frederico Perius, as cooperativas serão beneficiadas através de convênios para a construção e melhorias de moradias. Para isso devem estar regulares na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), ter cadastro na SEHADUR, além do registro na OCERGS e no Gabinete de Reforma Agrária e Cooperativismo do Estado (GRAC).



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar lança estudo sobre o perfil dos profissionais do futuro no ramo agro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/03/profissionais_futuro/912destaque_profissionais_futuro_03_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-lanca-estudo-sobre-o-perfil-dos-profissionais-do-futuro-no-ramo-agro)  03/11/2026 12:22

 

 

 [![Sistema Ocepar promove treinamento em IA para auditores de cooperativas     ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/03/fotos_destaque/auditores_internos_destaque_03_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/sistema-ocepar-promove-treinamento-em-ia-para-auditores-de-cooperativas)  03/11/2026 12:16

 

 

 [![Unimed Londrina apresenta projeto de IA aplicado à classificação de guias oncológicas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/03/unimed_londrina/unimed_londrina_03_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/unimed-londrina-apresenta-projeto-de-ia-aplicado-a-classificacao-de-guias-oncologicas)  03/11/2026 10:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T16:18:33Z",
            "datePublished": "2007-01-09T11:58:35Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "HABITAÇÃO: Sehadur e Ocergs assinam Termo de Cooperação Técnica",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/habitacao-sehadur-e-ocergs-assinam-termo-de-cooperacao-tecnica-20069"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/habitacao-sehadur-e-ocergs-assinam-termo-de-cooperacao-tecnica-20069"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

