---
title: FRIMESA: Líderes do cooperativismo do Oeste reúnem-se com representante do Itamaraty | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/frimesa-lideres-do-cooperativismo-do-oeste-reunem-se-com-representante-do-itamaraty-139724
language: pt-BR
date: 2022-03-18T07:45:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/frimesa-lideres-do-cooperativismo-do-oeste-reunem-se-com-representante-do-itamaraty-139724. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1545
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/frimesa-lideres-do-cooperativismo-do-oeste-reunem-se-com-representante-do-itamaraty-139724. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  FRIMESA: Líderes do cooperativismo do Oeste reúnem-se com representante do Itamaraty 

A Diretoria da Frimesa recebeu, na quarta-feira (16/03), o ministro diplomata do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro. O encontro, na sede da cooperativa, em Medianeira (PR), se deu em dois momentos: uma apresentação da Central e do sistema cooperativista do Paraná, a fim de estabelecer relações institucionais, e após almoço, ocorreu uma reunião com líderes do cooperativismo do Oeste sobre o agronegócio Brasileiro e as exportações.

**Participantes** - Participaram do encontro, o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, o diretor executivo, Elias José Zydek, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla , o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, o diretor-presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o diretor-presidente da Primato, Anderson Sabadin, o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Danilo Vendrusculo.

**Assuntos** - Entre os assuntos de interesse estavam o entendimento sobre o sucesso do cooperativismo do oeste do Paraná, como o objetivo de levar a outros estados como o Mato Grosso do Sul. Além disso, outros alguns temas foram debatidos, como conhecimento sobre produção em escala, projetos de intercooperação – entre Brasil e países vizinhos, a Guerra da Rússia e os impactos aos negócios no Brasil, e estudos de viabilidade econômica para exportações de grãos brasileiro pelo corredor bioceânico.

**Sobre a Frimesa** - A Frimesa Cooperativa Central é 1ª empresa colocada no Paraná em abate de suínos, a 4ª maior do Brasil nesse segmento, é a 3ª maior indústria do estado de lácteos e está entre as 12 maiores do país. A Frimesa é a 154ª maior empresa do Brasil, e a 23ª maior do agronegócio brasileiro, está colocada como a 11ª maior cooperativa paranaense conforme dados da Revista Exame, em estudo fundamentado em informações de 2020. Presente no mercado brasileiro de alimentos há 44 anos, a Frimesa Cooperativa Central do oeste paranaense industrializa carne suína e derivados de leite, com foco na produção de alimentos de valor agregado. São mais de 9.000 colaboradores, seis unidades industriais, e mais de 20.000 pessoas envolvidas na cadeia produtiva. (*Imprensa Frimesa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de Mercado vai reunir especialistas e lideranças do setor no dia 12 de novembro, em Carambeí](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/forum_mercado/destaque_forum_mercado.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-de-mercado-vai-reunir-especialistas-e-liderancas-do-setor-no-dia-12-de-novembro-em-carambei)  06/11/2026 11:44

 

 

 [![Cooperados da Frísia visitam o Sistema Ocepar ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/06/imersao/4imersao_destaque_06_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperados-da-frisia-visitam-o-sistema-ocepar)  06/11/2026 11:39

 

 

 [![Aprovação das novas regras para cobrança de cartórios é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/06/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_06_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-das-novas-regras-para-cobranca-de-cartorios-e-o-destaque-da-semana)  06/11/2026 11:35

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-03-18T07:45:00Z",
            "datePublished": "2022-03-18T07:45:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "FRIMESA: Líderes do cooperativismo do Oeste reúnem-se com representante do Itamaraty",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/03\/18\/frimesa\/thumbnails\/thumb_1frimesa_18_03_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "FRIMESA: Líderes do cooperativismo do Oeste reúnem-se com representante do Itamaraty",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/frimesa-lideres-do-cooperativismo-do-oeste-reunem-se-com-representante-do-itamaraty-139724"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/frimesa-lideres-do-cooperativismo-do-oeste-reunem-se-com-representante-do-itamaraty-139724"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

