---
title: FÓRUM DOS PRESIDENTES I: Ações de intercooperação entre cooperativas serão mapeadas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-dos-presidentes-i-acoes-de-intercooperacao-entre-cooperativas-serao-mapeadas-11828
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:01:12Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-dos-presidentes-i-acoes-de-intercooperacao-entre-cooperativas-serao-mapeadas-11828. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1768
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-dos-presidentes-i-acoes-de-intercooperacao-entre-cooperativas-serao-mapeadas-11828. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  FÓRUM DOS PRESIDENTES I: Ações de intercooperação entre cooperativas serão mapeadas 

> O Sistema Ocepar vai fazer um mapeamento das ações desenvolvidas de forma integrada entre as cooperativas paranaenses. Também serão realizadas reuniões locais e regionais, a partir de junho, para discutir a intercooperação entre as unidades que fazem parte do Sistema. Esses são os primeiros passos que serão dados a partir dos debates realizados no Fórum dos Presidentes de Cooperativas, promovido pela Ocepar nesta terça-feira (26/05) e quarta-feira (27/05), em Curitiba. Durante o evento, os participantes elaboram um documento com propostas a serem implementadas para fortalecer as parcerias de integração entre diferentes e mesmos ramos do cooperativismo.
> 
> **Grupos** - As estratégias foram definidas a partir do trabalho em grupo desenvolvido pelos 60 presidentes presentes ao Fórum, abrangendo quatro temas. O primeiro deles trata da "Atuação mais harmônica entre as cooperativas", que decidiu pelo mapeamento do quadro de intercooperação. "O objetivo é levantar o potencial existente nessa área e identificar a atuação de cada cooperativa", afirma o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. "Nesse item, os nossos dirigentes também ressaltaram a importância do entendimento para a busca de escala objetivando competir no mercado interno e externo", acrescenta Koslovski.
> 
> **Projetos comuns** - Um outro grupo de trabalho definiu ações com o tema "Projetos Comuns". "Já existem mais de 130 iniciativas de ações conjuntas entre as cooperativas, nas áreas de logística, transporte e industrialização, entre outras. Dessa forma, a idéia é ver o que é possível fazer para evoluirmos nesse quesito. Nós vamos estudar formas de promover maior integração que resultem numa inserção maior das cooperativas no mercado interno e internacional", afirma o presidente da Ocepar. Ainda de acordo com ele, serão apoiados modelos de integração para facilitar as parcerias na área de fornecimento e recebimento de produtos, a exemplo do que ocorre no Coonagro (Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário), que reúne 21 cooperativas agropecuárias, e que fará a compra conjunta de insumos.
> 
> **Plano PR Cooperativo** - Fortalecer o planejamento individual das cooperativas e compartilhar serviços e sistema foram algumas das medidas propostas pelo grupo que trabalhou o tema "Plano PR Cooperativo 2020". "Também deveremos buscar atuação mais conjunta nas exportações", esclarece Koslovski. O quarto tema abordado durante o Fórum relaciona-se às cooperativas de crédito. Em relação a esse assunto, as propostas apresentadas foram: o estabelecimento de ações de fortalecimento das cooperativas de crédito como instrumentos de financiamento das atividades desenvolvidas pelas cooperativas agropecuárias.
> 
> **Evolução** - "Também ficou definido que devemos evoluir gradativamente no sentido de que a movimentação financeira das cooperativas de produção possam ser compartilhadas com as cooperativas de crédito", ressaltou o grupo de trabalho. Foi ainda destacada a importância das próprias cooperativas de crédito verem nos financiamentos das cooperativas agropecuárias uma oportunidade de crescimento. "Também foi proposta a realização de ações educativas e sócioambientais, em conjunto entre as cooperativas, para promover maior visibilidade do trabalho que o sistema realiza. A longo prazo, também deveremos trabalhar para viabilizar linhas de crédito destinadas a capitalizar as cooperativas de crédito", completa o presidente do Sistema Ocepar.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:01:12Z",
            "datePublished": "2009-05-28T13:05:32Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "FÓRUM DOS PRESIDENTES I: Ações de intercooperação entre cooperativas serão mapeadas",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/forum-dos-presidentes-i-acoes-de-intercooperacao-entre-cooperativas-serao-mapeadas-11828"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/forum-dos-presidentes-i-acoes-de-intercooperacao-entre-cooperativas-serao-mapeadas-11828"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

