---
title: CRÉDITO: Sicoob leva delegação à Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito em Vancouver, Canadá | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/credito-sicoob-leva-delegacao-a-conferencia-mundial-das-cooperativas-de-credito-em-vancouver-canada-148052
language: pt-BR
date: 2023-07-26T15:37:59Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/credito-sicoob-leva-delegacao-a-conferencia-mundial-das-cooperativas-de-credito-em-vancouver-canada-148052. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1811
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/credito-sicoob-leva-delegacao-a-conferencia-mundial-das-cooperativas-de-credito-em-vancouver-canada-148052. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CRÉDITO: Sicoob leva delegação à Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito em Vancouver, Canadá 

![sicoob IV 26 07 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2023/noticias/07/26/sicoob_ii/sicoob_IV_26_07_2023.JPG)A cidade de Vancouver, no Canadá, está recebendo cerca de 3.000 participantes de delegações de instituições financeiras cooperativas de 60 países na Conferência Mundial Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), deste ano, sendo que a comitiva brasileira está composta aproximadamente 300 pessoas. O evento, que teve início no dia 23 de julho e segue até o dia 26, reúne líderes e representantes das principais cooperativas financeiras do mundo em um encontro histórico de intercâmbio, aprendizado e networking.

**Composição** - Composta por mais de 150 membros, entre cooperativas singulares, cooperativas centrais e o Centro Cooperativo Sicoob, a presença da delegação do Sicoob nesse evento internacional reforça a relevância e o protagonismo do sistema cooperativo de crédito brasileiro no cenário mundial. A conferência está sendo realizada em um espaço inspirador que promove discussões de alto nível sobre o futuro das cooperativas de crédito em todo o mundo.

**Questões** - A edição deste ano aborda questões cruciais envolvendo o papel dessas instituições na promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Ao longo do evento, os representantes do Sicoob têm a oportunidade de participar de palestras, painéis e workshops com especialistas renomados, compartilhando experiências e boas práticas que fortalecem o movimento cooperativo global.

**Compromisso** - O diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Marco Aurélio Almada, lidera a comitiva, reafirmando o compromisso da instituição com a cooperação e o desenvolvimento sustentável. Ele destacou a importância do evento e a relevância da participação ativa do Sicoob para a construção de soluções inovadoras no setor de cooperativas financeiras.

**Orgulhosos** - "Estamos extremamente orgulhosos de estar com uma delegação tão expressiva na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito em Vancouver. Isso demonstra a força e a união do Sicoob em busca de um mundo mais justo e sustentável, por meio do fortalecimento do cooperativismo. Temos muito a contribuir e a aprender com as cooperativas de outros países, e tenho certeza de que essa experiência será enriquecedora para todos nós", ressaltou Almada.

**Sobre o Sicoob** - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 339 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e, em mais de 390 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse ao [site](http://www.sicoob.com.br) para mais informações. (*Assessoria de Imprensa Sicoob*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-07-26T15:37:59Z",
            "datePublished": "2023-07-26T07:58:40Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CRÉDITO: Sicoob leva delegação à Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito em Vancouver, Canadá",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/credito-sicoob-leva-delegacao-a-conferencia-mundial-das-cooperativas-de-credito-em-vancouver-canada-148052"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/credito-sicoob-leva-delegacao-a-conferencia-mundial-das-cooperativas-de-credito-em-vancouver-canada-148052"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

