---
title: Cooperados da Coamo conhecem a Casa do Cooperativismo Paranaense | Paraná Cooperativo
description: Cooperados da Coamo conhecem a Casa do Cooperativismo Paranaense
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperados-da-coamo-conhecem-a-casa-do-cooperativismo-paranaense
language: pt-BR
date: 2025-09-11T11:20:29Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperados-da-coamo-conhecem-a-casa-do-cooperativismo-paranaense. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1684
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperados-da-coamo-conhecem-a-casa-do-cooperativismo-paranaense. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Cooperados da Coamo conhecem a Casa do Cooperativismo Paranaense 

Um grupo de 37 cooperados da Coamo, membros dos comitês educativos das unidades de Candói, Mangueirinha, Palmas, Coronel Vivida e Honório Serpa, estiveram na sede do Sistema Ocepar, na manhã desta quinta-feira (11/09), em Curitiba.

Eles foram recebidos pela analista Cristina Moreira e a advogada Thaine Gabrieli Czelusniak, do Sescooo/PR, que falaram sobre como as três entidades que integram o Sistema Ocepar trabalham em prol do desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) atuando na representação política e institucional; o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), na formação profissional, promoção social e monitoramento; e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) na representação sindical patronal das cooperativas.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também deu boas-vindas ao grupo. A visita integra a programação da imersão ao cooperativismo, organizada pela Cooperativa de Turismo Paranaense (Cooptur). Além de conhecer a Casa do Cooperativismo Paranaense, o roteiro inclui outras atividades, como uma visita ao terminal portuário da Coamo em Paranaguá, no Litoral.

### Avaliação positiva

“É uma grande satisfação poder conhecer de perto o Sistema Ocepar, que antes acompanhávamos apenas pelas mídias, revistas e outros materiais. Ter esse contato direto com o presidente Ricken e com os membros da Ocepar é muito enriquecedor para mim”, disse o gerente do entreposto de Palmas, Fernando Americo Valim Sagioneti. “Os cooperados que participam deste evento foram escolhidos cuidadosamente, começando pelas unidades, que selecionam representantes para o comitê educativo. Esse comitê tem um papel muito importante nas unidades e sempre havia a demanda de realizar uma imersão para conhecer melhor o Sistema Ocepar. O próximo passo será conhecer também o nosso Porto em Paranaguá, algo que desperta curiosidade, já que não faz parte do nosso dia a dia na produção”, complementou.

“Muitas vezes, como cooperados, não temos plena noção de todo o sistema. Por isso, é fundamental conhecer melhor a estrutura que nos representa, que representa a nossa cooperativa e, consequentemente, a nós também. Acredito que todos que tiverem a oportunidade de visitar o Sistema Ocepar deveriam fazê-lo, para compreender de perto o trabalho realizado em prol das cooperativas e, consequentemente, dos cooperados”, afirmou o cooperado Wilson Olivo, de Palmas.

### Sobre a Coamo

Sediada em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, a Coamo possui 32.241 cooperados, 10.209 cooperados e alcançou receita global de R$ 28,82 bilhões em 2024. Com 121 unidades de recebimento, está presente em 76 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No ano passado, recebeu mais de 8 milhões de toneladas de grãos, o que representa 2,7% da produção brasileira, e o volume exportado chegou a 4,3 milhões de toneladas.

**FOTOS**: *Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-09-11T11:20:29Z",
            "datePublished": "2025-09-11T11:20:29Z",
            "description": "Cooperados da Coamo conhecem a Casa do Cooperativismo Paranaense",
            "headline": "Cooperados da Coamo conhecem a Casa do Cooperativismo Paranaense",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/09\/11\/visita\/thumbnails\/thumb_8visita_11_09_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 600,
                    "height": 450
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/cooperados-da-coamo-conhecem-a-casa-do-cooperativismo-paranaense"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/cooperados-da-coamo-conhecem-a-casa-do-cooperativismo-paranaense"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

