---
title: COCAMAR II: Com Câmara Técnica, Cocamar quer fortalecer mandiocultura no Noroeste | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cocamar-ii-com-camara-tecnica-cocamar-quer-fortalecer-mandiocultura-no-noroeste-147028
language: pt-BR
date: 2023-05-26T07:50:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cocamar-ii-com-camara-tecnica-cocamar-quer-fortalecer-mandiocultura-no-noroeste-147028. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1465
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cocamar-ii-com-camara-tecnica-cocamar-quer-fortalecer-mandiocultura-no-noroeste-147028. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COCAMAR II: Com Câmara Técnica, Cocamar quer fortalecer mandiocultura no Noroeste 

![cocamar II 26 05 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2023/noticias/05/26/cocamar_ii/cocamar_II_26_05_2023.jpg)Diante da queda que vem sendo observada, nos últimos anos, das médias de produtividade da mandiocultura na região Noroeste do Paraná, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial instituiu no final do mês de abril uma Câmara Técnica da Cadeia Produtiva de Mandioca.

**Rentabilidade** - O objetivo, segundo explica sua coordenadora, a engenheira agrônoma Amanda Caroline Zito (que responde pela coordenadoria de Culturas Perenes e Mandioca da Cocamar), “é fortalecer o trabalho da cooperativa nessa cultura, além de fomentar pesquisas e estudos que promovam a adesão de tecnologias, garantindo assim mais produtividade e rentabilidade aos produtores”.

**Importância** - Amanda acrescenta que a cultura da mandioca apresenta grande relevância econômica para a região do arenito caiuá e em toda a área de atuação da Cocamar em municípios do noroeste paranaense, com aproximadamente 80 mil hectares cultivados.

**Extrativismo** - A preocupação da Cocamar, observa Amanda, é que mesmo com o Paraná mantendo a liderança na produtividade nacional da raiz, grande parte dos produtores não se mostra receptivo a incorporação de novas tecnologias e conduz seus negócios de acordo com um perfil conservador e extrativista.

**Participantes (I)** - Com reuniões trimestrais, a Câmara Técnica é integrada por um grupo de produtores tecnificados e reconhecidos por suas produtividades, os quais, não raro, obtiveram cerca de 60 toneladas/hectare na última safra, ante a média regional que varia entre 25 e 33 toneladas.

**Participantes (II)** - Fazem parte, também, os engenheiros agrônomos Willian Martins e Jorge Vecchi, respectivamente das unidades da Cocamar em Paranavaí e Nova Londrina, e representantes da Embrapa, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e indústrias processadoras.

**Manejo nutricional** - Na primeira reunião, em abril, o tema Boletim 100 da Cultura da Mandioca analisou o manejo nutricional com um pesquisador especialmente convidado: Dirceu Mattos, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). (*Assessoria de Imprensa Cocamar*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-05-26T07:50:00Z",
            "datePublished": "2023-05-26T07:50:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COCAMAR II: Com Câmara Técnica, Cocamar quer fortalecer mandiocultura no Noroeste",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/cocamar-ii-com-camara-tecnica-cocamar-quer-fortalecer-mandiocultura-no-noroeste-147028"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/cocamar-ii-com-camara-tecnica-cocamar-quer-fortalecer-mandiocultura-no-noroeste-147028"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

