---
title: AGRO: Frísia sobe seis posições e é a 45ª maior companhia da região Sul | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agro-frisia-sobe-seis-posicoes-e-e-a-45-maior-companhia-da-regiao-sul-149469
language: pt-BR
date: 2023-10-23T11:04:01Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agro-frisia-sobe-seis-posicoes-e-e-a-45-maior-companhia-da-regiao-sul-149469. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1580
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agro-frisia-sobe-seis-posicoes-e-e-a-45-maior-companhia-da-regiao-sul-149469. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGRO: Frísia sobe seis posições e é a 45ª maior companhia da região Sul 

![frisia 23 10 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/10/23/frisia/frisia_23_10_2023.webp)A Frísia Cooperativa Agroindustrial, que em 2025 completa 100 anos, subiu seis posições no ranking “500 Maiores do Sul - Grandes &amp; Líderes”, realizado pelo Grupo Amanhã há 33 anos. A cooperativa está na 45ª colocação na região (estava em 51ª anteriormente), o que coroa o trabalho de cooperados e colaboradores. O levantamento tem a parceria técnica da PwC Brasil.

**Paraná** - O ranking também apresenta as colocações da companhia do estado do Paraná. A Frísia está em 17º, subindo duas colocações sobre o levantamento anterior. Somente entre cooperativas do Paraná, nos ramos agropecuário, crédito e saúde, a Frísia está na oitava colocação entre os 27 presentes no “500 Maiores”.

**Base** - O levantamento se baseia nos balanços financeiros, com o líquido de classificação pelo indicador exclusivo Valor Ponderado de Grandeza (VPG), resultado da soma de 50% do patrimônio, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido – lucro ou prejuízo – fazer exercício. O ranking de 2023 é baseado nos dados do ano anterior.

**Faturamento** - A Frísia faturou em 2022 R$ 7,058 bilhões, 36% acima do conquistado no ano anterior, que foi de R$ 5,2 bilhões. Com 98 anos, a cooperativa está presente nos estados do Paraná e Tocantins.

**Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial** - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziram 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguiremos a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultados sustentáveis para cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em [frisia.coop.br](https://www.frisia.coop.br/). (*Assessoria de Imprensa Frísia*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Revista Paraná Cooperativo traz um balanço das eleições 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/revista/pr_cooperativo_30_10_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/revista-parana-cooperativo-traz-um-balanco-das-eleicoes-2027)  30/10/2026 12:11

 

 

 [![Fórum Agronômico alerta sobre manejo da lavoura, seguro e cuidados pós-colheita](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/fotos_destaque/foto_destaque_forum_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-agronomico-ii)  30/10/2026 12:08

 

 

 [![ Gerente da C.Vale é a convidada da semana do OceparCast](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/oceparcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/gerente-da-c-vale-e-a-convidada-da-semana-do-oceparcast)  30/10/2026 12:03

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-10-23T11:04:01Z",
            "datePublished": "2023-10-23T07:46:45Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Frísia sobe seis posições e é a 45ª maior companhia da região Sul",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/10\/23\/frisia\/thumbnails\/thumb_frisia_23_10_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "AGRO: Frísia sobe seis posições e é a 45ª maior companhia da região Sul",
                    "width": 548,
                    "height": 365
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/agro-frisia-sobe-seis-posicoes-e-e-a-45-maior-companhia-da-regiao-sul-149469"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/agro-frisia-sobe-seis-posicoes-e-e-a-45-maior-companhia-da-regiao-sul-149469"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

