---
title: AGRO/CRÉDITO: Projeto de intercooperação entre Cocamar e Sicredi fortalecerá agronegócio | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agro-credito-projeto-de-intercooperacao-entre-cocamar-e-sicredi-fortalecera-agronegocio-151340
language: pt-BR
date: 2024-02-28T12:15:53Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agro-credito-projeto-de-intercooperacao-entre-cocamar-e-sicredi-fortalecera-agronegocio-151340. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1444
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agro-credito-projeto-de-intercooperacao-entre-cocamar-e-sicredi-fortalecera-agronegocio-151340. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGRO/CRÉDITO: Projeto de intercooperação entre Cocamar e Sicredi fortalecerá agronegócio 

![agro credito 28 02 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/02/28/agro_credito/agro_credito_28_02_2024.webp)Um projeto de intercooperação entre a Sicredi Dexis e a Cocamar vai garantir fôlego extra para os produtores rurais. Pela parceria, assinada na segunda-feira (26/02), produtores que contraíram crédito junto à Cocamar para financiar a produção, como a compra de defensivos, terão a extensão do prazo de pagamento feita pela Sicredi Dexis.

**Primeira fase** - Na primeira fase serão contempladas dívidas que vencerão em até um ano com a extensão de pagamento para cinco anos e taxas competitivas. “Nossa parceria com a Cocamar é antiga e sólida. O primeiro contrato entre as duas cooperativas era de 3 milhões de cruzeiros e já mostrava nossa preocupação com os associados. É um projeto que vai garantir mais tempo para o produtor se capitalizar neste período de cotações baixas”, diz o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira. Ele ressalta que a parceria é pioneira ao unir cooperativas do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e é um exemplo de boa prática de intercooperação.

**Segurança alimentar** - Para o presidente da Cocamar, Divanir Higino da Silva, o projeto une cooperativas fortes que vão ajudar os produtores rurais e, por consequência, vão contribuir para a segurança alimentar. “Estamos ajudando e fortalecendo nossos associados num momento em que eles enfrentam quebra de safras e de preços. O cooperativismo mais uma vez está ao lado dos produtores”.

**Intercooperação** - A iniciativa vai ao encontro da intercooperação, que é um dos sete princípios de cooperativismo. (*Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-02-28T12:15:53Z",
            "datePublished": "2024-02-28T08:02:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO\/CRÉDITO: Projeto de intercooperação entre Cocamar e Sicredi fortalecerá agronegócio",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/02\/28\/agro_credito\/thumbnails\/thumb_agro_credito_28_02_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "AGRO\/CRÉDITO: Projeto de intercooperação entre Cocamar e Sicredi fortalecerá agronegócio",
                    "width": 600,
                    "height": 401
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/agro-credito-projeto-de-intercooperacao-entre-cocamar-e-sicredi-fortalecera-agronegocio-151340"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-cooperativismo\/agro-credito-projeto-de-intercooperacao-entre-cocamar-e-sicredi-fortalecera-agronegocio-151340"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

