---
title: Sistema Ocepar promove reunião sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) nesta terça-feira | Paraná Cooperativo
description: Sistema Ocepar promove reunião sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) nesta terça-feira
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/sistema-ocepar-promove-reuniao-sobre-cadastro-ambiental-rural-car-nesta-terca-feira
language: pt-BR
date: 2026-06-01T11:53:49Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/sistema-ocepar-promove-reuniao-sobre-cadastro-ambiental-rural-car-nesta-terca-feira. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1387
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/sistema-ocepar-promove-reuniao-sobre-cadastro-ambiental-rural-car-nesta-terca-feira. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Sistema Ocepar promove reunião sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) nesta terça-feira 

![car destaque 01 06 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/01/car/car_destaque_01_06_2026.webp)**FOTO**: *Arquivo/C.Vale*O Sistema Ocepar promove, nesta terça-feira (02/06), às 14 horas, uma reunião virtual sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento é destinado às cooperativas dos ramos agropecuário e crédito. O objetivo é orientar as cooperativas quanto às limitações, implicações e aspectos relacionados ao CAR e ao Programa de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal por Satélite (Prodes), especialmente no que se refere aos impactos e possíveis reflexos para as cooperativas e seus cooperados.

O evento terá a participação da Superintendência de Ordenamento Territorial (SOT). A superintendência é vinculada à Governadoria do Estado do Paraná e é o órgão estadual responsável por coordenar estratégias de ocupação do solo, com foco principal na regularização ambiental e produtiva sustentável de imóveis rurais.

A reunião busca promover o alinhamento de informações, o esclarecimento de dúvidas e a discussão conjunta sobre os principais pontos relacionados ao tema, considerando a relevância da pauta para o setor cooperativista paranaense e a necessidade de compreensão dos procedimentos e restrições atualmente aplicáveis.

Diante da importância do assunto, o Sistema Ocepar reforça a relevância da participação das cooperativas, especialmente das cooperativas agropecuárias e de crédito, bem como das equipes envolvidas com a temática ambiental.

### Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo link: [](https://forms.office.com/r/zE09REdhpU)<https://forms.office.com/r/zE09REdhpU>

As informações de acesso à reunião virtual serão encaminhadas posteriormente aos inscritos.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-06-01T11:53:49Z",
            "datePublished": "2026-06-01T08:37:03Z",
            "description": "Sistema Ocepar promove reunião sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) nesta terça-feira",
            "headline": "Sistema Ocepar promove reunião sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) nesta terça-feira",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/06\/01\/car\/thumbnails\/thumb_car_destaque_01_06_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-ambiental\/sistema-ocepar-promove-reuniao-sobre-cadastro-ambiental-rural-car-nesta-terca-feira"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-ambiental\/sistema-ocepar-promove-reuniao-sobre-cadastro-ambiental-rural-car-nesta-terca-feira"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

