---
title: Inmet: calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro | Paraná Cooperativo
description: Inmet: calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/inmet-calor-acima-da-media-e-chuvas-irregulares-devem-marcar-outubro
language: pt-BR
date: 2026-09-29T11:37:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/inmet-calor-acima-da-media-e-chuvas-irregulares-devem-marcar-outubro. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1433
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/inmet-calor-acima-da-media-e-chuvas-irregulares-devem-marcar-outubro. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Inmet: calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro 

![](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/29/inmet/inmet_29_09_2026.webp)**FOTO**: *Agência Brasil*O mês de outubro deve ser marcado por temperaturas acima da média em grande parte do país e por uma distribuição desigual das chuvas entre as regiões, segundo previsão climática divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).![](data:image/gif;base64,R0lGODlhAQABAIAAAAAAAP///yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7)![](data:image/gif;base64,R0lGODlhAQABAIAAAAAAAP///yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7)

O prognóstico foi apresentado em meio a uma [onda de calor](https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2026-09/inmet-emite-alerta-de-grande-perigo-por-onda-de-calor-no-fim-de-semana) prevista para o fim de setembro, com temperaturas que podem superar 40°C em áreas de diversos estados.

De acordo com o instituto, os maiores desvios de temperatura em outubro estão previstos para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Em algumas áreas de Goiás, do Distrito Federal e de Minas Gerais, os termômetros podem registrar médias superiores em mais de 2°C aos valores normalmente observados no período.

### Chuvas

Em relação às chuvas, a tendência é de acumulados acima da média em áreas do Sul, de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do sudeste de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, os volumes devem ficar próximos da média histórica.

Parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste deve registrar precipitações abaixo do padrão climatológico para outubro. O prognóstico também aponta distribuição irregular das chuvas em Minas Gerais e no Espírito Santo.

### Impactos

O cenário pode provocar impactos na agricultura. Em Mato Grosso e Goiás, a combinação de calor e chuvas irregulares tende a dificultar a recuperação da umidade do solo e o avanço da semeadura da safra de verão.

Em Mato Grosso do Sul, a expectativa de chuvas mais frequentes pode favorecer a recuperação da umidade do solo e oferecer melhores condições para a semeadura e o desenvolvimento inicial das lavouras. (*Agência Brasil*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Manual de Gestão de Risco de Imagem do Sistema Ocepar é apresentado aos profissionais das cooperativas do PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/22/manual_comunicacao/destaque_manual_comunicacao_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/manual-de-gestao-de-risco-de-imagem-do-sistema-ocepar-e-apresentado-aos-profissionais-das-cooperativas-do-pr)  22/10/2026 12:00

 

 

 [![Sistema Ocepar recebe cooperadas da Coagru para imersão no cooperativismo](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/22/coagru/coagru_1_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-recebe-cooperadas-da-coagru-para-imersao-no-cooperativismo)  22/10/2026 11:56

 

 

 [![Sistema Ocepar reforça orientações para prevenir e mitigar efeitos da mudança climática](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/22/destaques/5_seguro_rural_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/sistema-ocepar-reforca-orientacoes-para-prevenir-e-mitigar-efeitos-da-mudanca-climatica)  22/10/2026 11:38

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-09-29T11:37:36Z",
            "datePublished": "2026-09-29T08:18:23Z",
            "description": "Inmet: calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro",
            "headline": "Inmet: calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/09\/29\/inmet\/inmet_29_09_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 734,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-ambiental\/inmet-calor-acima-da-media-e-chuvas-irregulares-devem-marcar-outubro"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-ambiental\/inmet-calor-acima-da-media-e-chuvas-irregulares-devem-marcar-outubro"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

