---
title: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL II: Governo prorroga até 18 de agosto o prazo para inscrições no Prêmio Selo Clima Paraná | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/desenvolvimento-sustentavel-ii-governo-prorroga-ate-18-de-agosto-o-prazo-para-inscricoes-no-premio-selo-clima-parana-148126
language: pt-BR
date: 2023-07-31T07:28:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/desenvolvimento-sustentavel-ii-governo-prorroga-ate-18-de-agosto-o-prazo-para-inscricoes-no-premio-selo-clima-parana-148126. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1410
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/desenvolvimento-sustentavel-ii-governo-prorroga-ate-18-de-agosto-o-prazo-para-inscricoes-no-premio-selo-clima-parana-148126. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL II: Governo prorroga até 18 de agosto o prazo para inscrições no Prêmio Selo Clima Paraná 

![desenvolvimento sustentavel II 31 07 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2023/noticias/07/31/desenvolvimento_sustentavel_ii/desenvolvimento_sustentavel_II_31_07_2023.jpg)O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, prorrogou para 18 de agosto o prazo para inscrições no Prêmio Selo Clima Paraná. A iniciativa reconhece empresas e entidades, públicas e privadas, que atuam em consonância com a preservação do meio ambiente.

**Decisão** - A decisão de prorrogar o prazo se deve ao interesse da participação do setor produtivo. “As empresas solicitaram à secretaria um prazo maior a fim de que pudessem participar do evento. E é do interesse do Paraná que as empresas que estejam adequadas e tenham o reconhecimento das boas práticas ambientais”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

**Inscrição** - A inscrição é voluntária e gratuita. Basta acessar o site da Conexão Ambiental e seguir as instruções. Os candidatos devem escolher entre as duas modalidades: Mercado Interno e Mercado Externo.

**Mercado Externo** - Para a modalidade Mercado Externo são solicitados documentos obrigatórios, como a Declaração de Verificação, emitida por parte independente. Desta forma, é atribuída maior credibilidade e reconhecimento do Selo. Essa verificação, como é realizada por uma organização privada, tende a ter um custo para sua emissão.

**ESG** - Para este ano ficou mantido o escopo da edição anterior, com a análise das organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas, dentro da perspectiva ESG (governança ambiental, social e corporativa). Esta é uma forma de reafirmar e promover os compromissos firmados pelo Estado em prol da sustentabilidade. (*Agência Estadual de Notícias*)

**FOTO:** *IAT*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Coamo TV: cursos sociais promovem conhecimento, integração e qualidade de vida](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/coamo/coamo_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/coamo-tv-cursos-sociais-promovem-conhecimento-integracao-e-qualidade-de-vida)  20/10/2026 10:29

 

 

 [![Cooperjovem 2026 entra na fase final com apresentações de projetos já agendadas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/cocari/cocari_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/cooperjovem-2026-entra-na-fase-final-com-apresentacoes-de-projetos-ja-agendadas)  20/10/2026 10:26

 

 

 [![Capal anuncia realização da Expoleite 2027 nos dias 1 a 3 de julho em Arapoti (PR)](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/capal/capal_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/capal-anuncia-realizacao-da-expoleite-2027-nos-dias-1-a-3-de-julho-em-arapoti-pr)  20/10/2026 10:22

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-07-31T07:28:00Z",
            "datePublished": "2023-07-31T07:28:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL II: Governo prorroga até 18 de agosto o prazo para inscrições no Prêmio Selo Clima...",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-ambiental\/desenvolvimento-sustentavel-ii-governo-prorroga-ate-18-de-agosto-o-prazo-para-inscricoes-no-premio-selo-clima-parana-148126"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-ambiental\/desenvolvimento-sustentavel-ii-governo-prorroga-ate-18-de-agosto-o-prazo-para-inscricoes-no-premio-selo-clima-parana-148126"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

