---
title: IE - nº 09 - Expectativas de mercado - fevereiro.2020 | Paraná Cooperativo - Sistema OCEPAR
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/5338-ie-n-09-expectativas-de-mercado-fevereiro-2020-126672
language: pt-BR
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/5338-ie-n-09-expectativas-de-mercado-fevereiro-2020-126672. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2667
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/5338-ie-n-09-expectativas-de-mercado-fevereiro-2020-126672. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


 # IE - nº 09 - Expectativas de mercado - fevereiro.2020

![Imagem Destaque](https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/media/mod_technicalreports/images/top_default.webp)

 

---

A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (02/03), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2020, 2021 e 2022. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, no período de um ano. Ele é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período, por exemplo, se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo, por isso ele é um indicador importante para a avaliação do desempenho da economia. A projeção para o PIB do país diminuiu com relação à projeção da semana passada, ou seja, em 2020 o país deve crescer 2,17%, um crescimento superior ao de 2019.

 O IPCA é um índice criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil. A projeção para o IPCA (inflação) para o ano de 2020 ficou em 3,19 % a.a, abaixo da projeção da semana passada, ficando dentro dos limites da meta estabelecida pelo governo.

 A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A projeção para a taxa SELIC não variou com relação à projeção da semana passada, devendo encerrar o ano de 2020 em 4,25% a.a.

 A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, ela expressa as relações de troca entre dois países. O câmbio é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, sobretudo para as relações comerciais e financeiras de um país com o conjunto dos demais países. A projeção para a taxa de CÂMBIO aumentou com relação à projeção da semana passada, devendo encerrar o ano de 2020 em R$ 4,20 / dólar.

**Informe elaborado pela GETEC - Ocepar com base no Boletim Focus de 28 de fevereiro de 2020 - Bacen.**

 

 

  ### Veja mais

[ ![IJ - nº 17 - Informe Jurídico](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/informe_tecnico/miniaturas_categorias/thumbnails/thumb_informes_tecnicos_juridico_miniatura.webp) ](https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/6236-ij-n-17-informe-juridico)

 Jurídico | 17 edição | 03/07/2026

 📌 Inscrições abertas para o Fórum Jurídico do Sistema Ocepar 📌 Coamo e Copacol recebem reconhecimento em programas de conformidade fiscal 📌 Coordenador Jurídico da Ocepar participa de evento sobre Reforma Tributária no Ceará 📌 Publicadas atualizações técnicas relacionadas ao CNPJ alfanumérico 📌 EPI para ruído não afasta insalubridade, decide TST 📌 STF permite avanço de processos sobre pejotização na Justiça do Trabalho 📌 STF suspende sanções da NR-1 sobre riscos psicossociais no trabalho 📌 Decreto federal regulamenta pagamento por serviços ambientais e pode impactar o agro 📌 TJPR determina correção monetária de créditos acumulados de ICMS no SISCRED 📌 Paraná: Projeto impede inclusão de CBS, IBS e Imposto Seletivo na base do ICMS 📌 STJ regulamenta julgamento de conflitos entre entes federados e CGIBS 📌 TRF4 permite crédito de PIS/Pasep e Cofins após majoração da LC nº 224/2025 📌 RFB e CGIBS publicam documentação técnica da DeRE 📌 Receita Federal e CGIBS divulgam documentação sobre Split Payment 📌 Cooperativas relatam problemas técnicos após novas regras do CIOT 📌 Receita do Paraná confirma novas malhas da EFD e detalha cruzamentos de dados 📌 Receita Federal publica Manual do Programa Confia e detalha governança fiscal de grandes contribuintes 📌 Cooperativismo é reconhecido como manifestação da cultura nacional 📌 \*Atualizações de Atos Normativos e Orientações Fiscais\*

 

 

[ ![IE - nº 41 - Expectativas de mercado - agosto.2020](https://paranacooperativo.coop.br/media/mod_technicalreports/images/destaque.webp) ](https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/5389-ie-n-41-expectativas-de-mercado-agosto-2020-129931)

 Indicadores Econômicos | 41ª edição | 31/08/2020

 A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (31/08), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2020, 2021 e 2022. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, no período de um ano. Ele é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período, por exemplo, se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo, por isso ele é um indicador importante para a avaliação do desempenho da economia. A projeção para o PIB do país aumentou com relação à projeção da semana passada, ou seja, em 2020 o país deve retrair em -5,28%, uma retração em relação ao ano de 2019. O IPCA é um índice criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil. A projeção para o IPCA (inflação) para o ano de 2020 ficou em 1,77 % a.a, acima da projeção da semana passada, ficando abaixo dos limites da meta estabelecida pelo governo. A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A projeção para a taxa SELIC não variou com relação à projeção da semana passada, devendo encerrar o ano de 2020 em 2% a.a. A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, ela expressa as relações de troca entre dois países. O câmbio é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, sobretudo para as relações comerciais e financeiras de um país com o conjunto dos demais países. A projeção para a taxa de CÂMBIO aumentou com relação à projeção da semana passada, devendo encerrar o ano de 2020 em R$ 5,25 / dólar. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar com base no Boletim Focus de 28 de agosto de 2020 - Bacen.

 

 

[ ![Perspectiva de Mercado - Junho.2023](https://paranacooperativo.coop.br/media/mod_technicalreports/images/destaque.webp) ](https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/5772-perspectiva-de-mercado-junho-2023-148212)

 Perspectivas de Mercado | 1ª edição | 03/08/2023

 A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulgou, o Informe - Perspectivas de Mercado – de periodicidade mensal contendo múltiplas informações baseadas em fontes de dados oficiais. O presente informe tem por objetivo abordar o cenário global, nacional e do agronegócio, apresentando informações conjunturais relacionadas a atividade econômica, taxas de juros, inflação, estimativa de safra, clima, preço, crédito rural, exportação e proteína animal.

 

 

[ ![IA - nº 06 - Relação de Troca - 2023](https://paranacooperativo.coop.br/media/mod_technicalreports/images/destaque.webp) ](https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informe-tecnico/5763-ia-n-06-relacao-de-troca-2023-147782)

 Agrícola | 06ª edição | 10/07/2023

 A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta semana, mais uma edição do Informe Agrícola, com base nas informações do Departamento de Economia Rural – DERAL, da Secretaria de Abastecimento do Estado do Paraná, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA, sobre as projeções relativas à produção estadual, nacional e mundial de grãos, comparativos com safras anteriores, condução e condições das lavouras, preços médios recebidos pelos produtores entre outros. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar com base no DERAL, CONAB e USDA.

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "ProfilePage",
            "dateCreated": "",
            "dateModified": "",
            "mainEntity": {
                "@type": "Organization",
                "name": "Sistema OCEPAR - FECOOPAR | OCEPAR | SESCOOP\/PR",
                "alternateName": "Sistema OCEPAR",
                "description": "O Sistema OCEPAR representa, organiza e capacita as cooperativas do Paraná, promovendo o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo paranaense por meio dos seus pilares: OCEPAR, Sescoop\/PR e FECOOPAR.",
                "image": [
                    "\/images\/marca-sistema-ocepar---versao-positiva-colorida-horizontal---pr-2.svg",
                    "\/images\/marca-sistema-ocepar---versao-positiva-colorida-horizontal---pr-2.svg",
                    "\/images\/marca-sistema-ocepar---versao-positiva-colorida-horizontal---pr-2.svg"
                ],
                "sameAs": [
                    "https:\/\/www.linkedin.com\/company\/sistemaocepar\/",
                    "https:\/\/www.instagram.com\/sistemaocepar\/",
                    "https:\/\/www.youtube.com\/sistemaocepar",
                    "https:\/\/twitter.com\/OceparSistema",
                    "https:\/\/facebook.com\/sistemaocepar",
                    "https:\/\/www.flickr.com\/photos\/sistemaocepar"
                ]
            }
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

