Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Expectativa de cooperativa do Oeste do PR é receber 9 milhões de sacas de soja nesta safra

 

cabecalho radio

Expectativa de cooperativa do Oeste do PR é receber 9 milhões de sacas de soja nesta safra

A soja já está sendo colhida no oeste paranaense. O excesso de água no campo atrasou a entrada das máquinas e também afetou parte dos grãos, refletindo no ganho em produtividade. O agricultor João Batista Afonso Pereira, cooperado da Copacol, estima perdas de 15% ocasionadas pela chuva. No entanto, ele está satisfeito com os resultados.

Por meio de tecnologias avançadas, uso de sementes tratadas, manejo de plantas e de solo, a cooperativa busca atingir a média de 460 sacas por alqueire ao ano, somando a produção de soja e de milho. A meta é chegar a esse resultado até 2023. João Batista Afonso Pereira acredita que o investimento faz com que a produtividade alcance resultados melhores a cada ano.

A expectativa da Copacol é receber nove milhões de sacas de soja nesta safra. Em boa parte do Paraná, a cultura está em desenvolvimento, ocupando uma área de 5,58 milhões de hectares e com uma expectativa de produção de 20,4 milhões de toneladas, conforme a Secretaria de Estado de Abastecimento. A safra começou com o plantio atrasado por causa da seca severa até dezembro do ano passado. Com o retorno das chuvas, a lavoura conseguiu ter boa recuperação.

O excesso de chuvas em janeiro atrasou a colheita e também aumentou a incidência de doenças. O Engenheiro Agrônomo da Copacol, Vanei Tonini, diz o que é preciso fazer nas áreas ainda em fase de desenvolvimento, onde há o início de formação de grãos.

Saiba mais: www.copacol.com.br

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do programa de rádio Estação Copacol.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn