cabecalho informe

UNIMED PONTA GROSSA I: Cuidados com a pele ganham novo protocolo no HGU

O Hospital Geral Unimed (HGU), da Unimed Ponta Grossa, lançou um novo protocolo de cuidados com a pele. O novo documento traz, de forma mais objetiva e simplificada, as informações e diretrizes de como se deve tratar e prevenir as lesões na instituição.

Atuação do time - Segundo a enfermeira Michele Maier, coordenadora assistencial, “a revisão do protocolo também trouxe também, de forma clara, a atuação do time. Agora, o protocolo traz a atribuição de cada um, no sentido de que nós, enquanto times, estamos como suporte para avaliar as lesões, definir as melhores medidas de tratamento e fazer a interface com o médico assistente, para alinhar as intervenções necessárias no paciente”.

Ações internas - Para marcar o lançamento, o hospital promoveu ações internas entre as equipes de enfermagem ao longo da última semana.

Treinamento - Na terça (27/07), os enfermeiros participaram de um treinamento a respeito de lesão por pressão, que foi ministrado por Emanoel Severo, estomaterapeuta e especialista em controle de infecção.

Atualização - Segundo Laiza Moura, enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do HGU, o objetivo principal foi manter os profissionais atualizados, com foco em prevenção, para melhor assistência aos pacientes.

Líderes do cuidado- “Os enfermeiros são líderes do cuidado e principais multiplicadores desses conhecimentos e autonomia para praticar os cuidados baseados na literatura e no protocolo padronizado para levar o melhor ao nosso paciente”, comenta.

Metas internacionais - O HGU segue as seis metas internacionais de segurança do paciente e, entre elas, está a prevenção de lesão de pele. Laiza explica que os pacientes de UTI e de internação prolongada são os mais propensos a desenvolver as lesões.

Casos inevitáveis - “Alguns casos são inevitáveis, pelo quadro, pelo dispositivo que o paciente está usando, por exemplo. E, quando isso ocorre, o enfermeiro tem que estar preparado para tratar e conseguir conduzir esse cuidado da melhor forma possível. E, com o treinamento, pudemos reforçar também a classificação das lesões e os tipos de cuidado mais adequados para cada um, cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente e melhoria na qualidade do cuidado”.

Ação temática - Na quarta-feira (28/07), o espaço em frente ao refeitório ganhou uma decoração especial. Um quiosque com o tema de festa junina chamou atenção dos colaboradores, que foram abordados pelo Time de Cuidados com a Pele e puderam participar de uma pescaria educativa.

Prevenção - Cada peixe tinha um número, equivalente a um tipo de lesão. O participante deveria comentar sobre as ações de prevenção daquele tipo de lesão e também as formas de tratamento. De acordo com a enfermeira Michele Maier, no quiosque também foram disponibilizados materiais sobre práticas de prevenção, curiosidades e as fotos dos membros do time, para facilitar a identificação por parte das equipes assistenciais.

Jogo itinerante - “Outra ação para divulgação do protocolo foi um jogo itinerante nas áreas, em que os colaboradores sorteavam cartas e respondiam questões sobre características das lesões, prevenção e tratamento. Nessas atividades, além de reforçar o novo protocolo, também pudemos atuar no conhecimento e nas possíveis dúvidas”, finaliza Michele. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias