cabecalho informe

COOPERLÍDER JOVEM: Precisamos forjar novas lideranças, diz presidente do Sistema Ocepar

O cooperativismo é um dos setores mais pujantes da economia paranaense. As 217 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar movimentaram no ano passado R$ 115,7 bilhões, sendo que a meta do novo planejamento estratégico do setor, o PRC 200, é atingir R$ 200 bilhões. Mas, para chegar lá, é preciso que as novas gerações abracem a ideia, sucedendo os pais e até mesmo galgando cargos de liderança na cooperativa em que são integrados. “Vocês, jovens, são a quarta geração de cooperativistas do Paraná, e o esse setor só vai ser grande no futuro se tivermos bastante gente liderando esse processo”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na noite desta quinta-feira (29/07), mandando o seu recado para os jovens que acompanhavam virtualmente o 29º Encontro Estadual da Liderança Jovem do Cooperativismo Paranaense, o Cooperlíder Jovem.

O Cooperlíder Jovem - Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), e sempre com uma cooperativa como anfitriã, o Cooperlíder Jovem reúne representantes de cooperativas de diversos ramos do estado. Este ano, em função da pandemia, o evento foi virtual, com transmissão pelo canal TV Paraná Cooperativo no Youtube, e a iniciativa se comprovou assertiva, tendo em vista que o evento já possui quase 1.400 visualizações. A cooperativa anfitriã foi a Cocamar, de Maringá.

Formando lideranças - Em sua mensagem, o presidente do Sistema Ocepar lembrou que liderança não se transfere de uma pessoa para outra. “As pessoas adquirem essa condição pelo exemplo, dedicação, profissionalismo e pela vontade de exercer um papel de liderança. Vocês estão no lugar certo e na hora certa. Se preparem. Nós precisamos de vocês para ter cada vez mais um cooperativismo forte no Paraná. Vamos ser cooperativista! Este é o convite que faço a todos, para que no futuro vocês possam conduzir esse importante movimento para a sociedade e para as pessoas”, disse Ricken. 

Desafio - Esta foi a primeira vez que o encontro de jovens cooperativistas, antes chamado de Jovemcoop, foi organizado no virtual. Um desafio grande, considerando que o jovem moderno é tecnológico, versátil e ávido por novidades. O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, conta que a decisão de realizar esse evento, mesmo de forma online, aconteceu porque trata-se de uma ação estratégica para a formação do jovem cooperativista. “No ano passado, em função da pandemia, esse evento não foi realizado, mas agora, em conversa com os agentes de cooperativismo do estado, optamos mantê-lo na programação pela possibilidade de interação, mesmo que virtual. Este evento foi pensado e produzido para o jovem que no futuro irá se tornar um cooperado. Então, desejamos sucesso e que todos aproveitem os ensinamentos que estão aqui”, afirmou. 

Sescoop/PR - A gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira Lima, lembrou que o Sescoop/PR tem um papel muito importante nessa jornada de formação da juventude cooperativista. “Hoje temos muito orgulho de dizer que somos um estado forte, referência em cooperativismo no país, mas houve muito preparo das pessoas que estão na governança. E eles foram os jovens lá de trás. Então, faço uma pergunta: será que estamos preparando os jovens para o cooperativismo do futuro?”, questionou. “Mas alguém pode dizer que hoje é mais difícil, tudo está diferente, é muito complicado despertar o interesse do jovem pela cooperativa e tem essa pandemia que veio para complicar tudo”, disse.

Reflexão - E dentro deste contexto, Maria Emília compartilhou um trecho de uma entrevista publicada em 2017 na Revista Paraná Cooperativo, com Carmem Reis, na época assessora de educação da Cooperativa Lar, de Medianeira, em que ela contou o que a motivou a iniciar um trabalho de formação com os públicos jovem e feminino no meio cooperativista. “Ela nos passou uma mensagem de que podemos enxergar oportunidades onde há dificuldades. Tudo depende da lente que usamos para olhar os fatos. É uma reflexão. Que oportunidades temos para sermos melhores, para sermos protagonistas do cooperativismo no futuro”, pontuou.

A cara da juventude - Transformar dificuldade em oportunidade também foi o objetivo que norteou a formatação online do Cooperlíder Jovem. A apresentação do evento já sinalizou isso. Representando a cooperativa anfitriã e também a cara da juventude, dois jovens de famílias cooperativistas da Cocamar, Willian Souza, de Pitangueiras (PR), e Esther Geller, de Cruzália (SP), foram os mestres de cerimônia. “A Cocamar é um lugar onde todos, jovens, crianças e adultos, têm o seu espaço. Para nós o cooperativismo vai muito além de um sistema econômico. É um estilo de vida. E queremos que isso se perpetue”, disse o presidente da Cocamar, Divanir Higino, mandando seu recado para que os jovens cooperativistas enxerguem o movimento como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Surpresa - Neste ano em que o Sistema Ocepar completa 50 anos, a Cocamar preparou uma homenagem para a organização durante o Cooperlíder Jovem: uma apresentação do Coral Cocamar, um orgulho da cooperativa e a entrega de uma placa, com os dizeres: “A Cocamar, em nome de seus diretores e cooperados, reconhece honrosamente o seu trabalho e dedicação junto às cooperativas no estado do Paraná. Sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento da Cocamar é motivo de alegria e orgulho para todos. Parabéns, Ocepar, pelos seus 50 anos”. “Foi uma bela surpresa, estou muito feliz pela homenagem”, disse o presidente Ricken. “Agradeço a toda família Cocamar e quero compartilhar essa homenagem com as 217 cooperativas filiadas, que sempre prestigiaram a organização e ajudam na condução do seu trabalho”, frisou. 

Programação - A programação do Cooperlíder Jovem contou ainda com a apresentação do case da CooperAgrárias de Curitiba, e um show com a dupla do sertanejo universitário Gustavo Toledo e Gabriel.

Game – O evento teve também um jogo com foco em cooperativismo e que ficará disponível por mais cinco dias na plataforma do evento,que pode ser acessada pelo link www.cooperliderjovem.com.br. Na plataforma, acessando o Auditório, é possível acessar o game e se divertir com quiz e enigmas. O ranking com os 10 primeiros colocados será divulgado no dia 4 de agosto, por meio dos canais de comunicação do Sistema Ocepar.

Anfitriã em 2022  - Antes do encerramento do evento, houve o anúncio da cooperativa que irá sediar o Cooper Líder Jovem no próximo ano. Será na Primato, cooperativa com sede em Toledo, no oeste do Paraná.

Youtube - Perdeu o evento ou quer rever tudo o que rolou? Acesse o canal do Sistema Ocepar no Youtube, a TV Paraná Cooperativo. O Cooperlíder Jovem ficará aberto ao público por cinco dias.

Clique aqui e acesse a TV Paraná Cooperativo

Clique aqui para ouvir matéria de rádio sobre o Cooperlíder Jovem 2021

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias