cabecalho informe

COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

cooperativismo 30 07 2021Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras.

Destaques - O boletim desta semana está especial e recheado de informações cruciais para a sua cooperativa. Os temas da Reforma Tributária estão na pauta prioritária no retorno do recesso parlamentar; a exportação de coops em destaque na Análise Econômica feita em parceria com a Apex-Brasil; e o impacto das mudanças no quadro ministerial para o cooperativismo e o Sistema S. Quer saber mais detalhes sobre esses e outros assuntos? Veja abaixo.

Análise econômica - A análise econômica especial do mês de julho é fruto da parceria firmada entre OCB e Apex-Brasil. Construída de forma conjunta, a edição ilustra o desempenho do comércio exterior brasileiro e mostra como nossas cooperativas estão se posicionando frente ao mercado internacional. No acumulado do primeiro semestre de 2021, as exportações brasileiras cresceram 35% e somaram US$ 135,9 bilhões, enquanto as importações subiram 26,5% e totalizaram US$ 99,2 bilhões. E o cooperativismo também faz parte desses números: em 2020, nossas cooperativas foram responsáveis por 100% das exportações de 74 municípios brasileiros. Confira, nesta edição, as informações mais atualizadas para estimular a inserção do modelo de negócio cooperativista nos mercados exteriores.

Acesse a Análise Econômica

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores

Análise política - Na Análise Política desta semana, buscamos entender como as mudanças no quadro governamental, com destaque para a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência, impactam os temas de interesse do cooperativismo no Poder Executivo. Como ficam as participações do Sistema OCB nos conselhos que discutem questões sindicais, previdenciárias e trabalhistas? E o Sistema S, permanece sob a tutela do Ministério da Economia ou passa a ser gerido pela nova pasta? Clique para conferir essas e outras reflexões!

Acesse a Análise Política

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores

Reforma do Imposto de Renda deve ser votada ainda em agosto - O Congresso Nacional retorna aos trabalhos legislativos na próxima segunda-feira (02/08), e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, divulgou uma pauta prioritária para a primeira semana de votação com a Reforma do Imposto de Renda. Lira está confiante em um acordo nos principais pontos do texto junto com o relator da proposta, deputado Celso Sabino. Sabino, inclusive, já adiantou que deve alterar alguns pontos do seu parecer, como a extinção da alíquota de lucros e dividendos para as empresas do Simples Nacional, o que, na prática, faz permanecer como já é atualmente. A OCB acompanha de perto as movimentações sobre o tema, então acompanhe nossos informativos sobre a Reforma Tributária e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores

Ato cooperativo é defendido em reunião com ministro - A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, defendeu a importância do ato cooperativo em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, realizada na terça-feira (27/07). A audiência foi solicitada pelo deputado Diego Garcia (PR) para tratar de questões envolvendo a reforma tributária e contou também com a presença de representantes de entidades empresariais e do Sistema S do Paraná.

Leia mais!

Lançado o site ConexãoCoop - Um site onde é possível encontrar, em um mesmo lugar, produtos e serviços de qualidade e exclusivos que vão dar um norte para todas as coops. É assim o ConexãoCoop, lançado pelo Sistema OCB na segunda-feira (27/07), durante a abertura da Semana que leva o nome do portal. O lançamento contou com a participação do presidente Márcio Lopes de Freitas, da gerente geral da OCB, Tânia Zanella, cooperativistas e do co-fundador da HSM e autor de bestsellers como Gestão do Amanhã, José Salibi Neto. O presidente do Sistema OCB destacou que as novidades apresentadas durante o evento, que vai até esta sexta-feira (dia 30/07), são fruto das demandas apresentadas pelos mais de 1,5 mil participantes da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em 2019.

Leia mais!

Intercooperação é o melhor caminho - Como alavancar os negócios por meio das plataformas digitais? A resposta para isso está na intercooperação. O assunto foi pauta do painel “Intercooperação como estratégia de negócios”, ocorrido na tarde de quarta-feira (28/07) como parte da programação da Semana ConexãoCoop. O painel contou com a participação do vice-presidente do Ifood, Diego Barreto. O empresário discorreu sobre o fato de o Brasil não estar na vanguarda tecnológica e, ainda, sobre os efeitos da globalização. Também destacou que o consumidor de 20 anos atrás não existe mais. “Se o cliente quer comprar um carro, ele tem diversos meios de encontrar informações, preços, lugares. Isso, claro, o torna mais exigente, já que quer produto + serviço = solução”, reforçou.

Saiba mais!

Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias