Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EDUCAÇÃO: Aula inaugural abre ano letivo do curso de graduação tecnológica em gestão de cooperativas

 

 

cabecalho informe

EDUCAÇÃO: Aula inaugural abre ano letivo do curso de graduação tecnológica em gestão de cooperativas

Na noite desta segunda-feira (01/03), foi realizada a aula inaugural do curso de graduação tecnológica em gestão de cooperativas. Desenvolvido pela Faculdade Isae Brasil, em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o curso terá encontros quinzenais via internet e provas presenciais duas vezes por semestre nos polos regionais, com duração de dois anos (quatro semestres). O evento virtual de lançamento reuniu os novos estudantes, professores, e representantes das instituições parceiras. A abertura foi feita pelo presidente do Isae, Norman Arruda Filho, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o professor Antonio Freitas, pró-reitor da Fundação Getulio Vargas, e a coordenadora de graduação em gestão de cooperativas, Nelita Buzzi.

Qualificação - Segundo o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a qualificação das pessoas que atuam no cooperativismo é uma condição fundamental para o contínuo desenvolvimento do setor. “As cooperativas geram oportunidades e, por meio destas oportunidades, as pessoas obtêm melhor renda e qualidade de vida. Mesmo num momento difícil como o atual, o cooperativismo paranaense manteve seus investimentos e gerou mais de 10 mil empregos diretos em 2020. Para que esse ciclo de expansão prossiga, a preparação das pessoas é essencial”, disse o dirigente, dando boas-vindas aos alunos da graduação.

Parceria - O presidente do Isae Brasil lembrou da parceria da instituição com o cooperativismo paranaenses, e os inúmeros programas educacionais desenvolvidos em cooperação como o Sescoop/PR. “Temos uma relação de aprendizado e identificação de demandas das cooperativas. Desta forma, nasceu a ideia da graduação tecnológica, com a capacidade que temos de fazê-la de forma integrada, em sinergia com as equipes do Sescoop e das cooperativas. Essa parceria se traduz em benefícios e inovação, com a possibilidade de avaliação constante dos resultados”, afirmou Norman Arruda Filho.

Sescoop/PR- Segundo o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a instituição identificou uma demanda de pessoas que atuam em cooperativas e não têm curso de graduação ou desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o cooperativismo. “O Isae, que é um parceiro de longa data, nos apresentou o programa de graduação tecnológica em gestão de cooperativas, que após alguns ajustes foi lançado. Ficamos surpresos com a grande aceitação e o número próximo a 1.200 inscritos no processo de vestibular online”, afirmou. “O Sescoop/PR vai apoiar os 250 primeiros colocados no vestibular, que terão subsídio de 65% nos custos com as mensalidades. É uma oportunidade ímpar para que estes estudantes ampliem seus conhecimentos em cooperativismo e possam se posicionar melhor no mercado de trabalho”, disse Boesche.

Capacidades - De acordo com o Isae, 740 estudantes foram aprovados no processo de vestibular para o curso de graduação tecnológica em gestão de cooperativas. Os estudantes formados estarão aptos para atuarem em cargos de gerência em organizações focadas no cooperativismo. Dentre muitos ensinamentos, o profissional sairá da graduação preparado para criar, implantar, planejar e administrar atividades voltadas ao cooperativismo. Sempre visando o desenvolvimento econômico e social dos associados. O graduado em Gestão de Cooperativas atua no gerenciamento dos mais variados setores da organização, aplicando métodos e tecnologias específicas e construindo um ambiente democrático, participativo e justo para todos. 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias