cabecalho informe

COPAGRIL: Colheita da safra 2021 inicia na região de atuação da cooperativa

As primeiras máquinas para a colheita da safra 2020/2021 já estão nas lavouras da área de atuação da Copagril. As primeiras cultivares, normalmente de ciclo mais curto, já começaram a ser colhidas nesta semana, mas a expectativa é que o trabalho dos produtores rurais se intensifique no fim de fevereiro e início de março na região oeste do Paraná e a partir da segunda quinzena de março na região sul do Mato Grosso do Sul.

Linha Guará - Na propriedade do Beno e Lore Schroeder, a colheita na lavoura que fica na Linha Guará, em Marechal Cândido Rondon (PR), começou na segunda-feira (22/02). Eles são associados da Copagril desde 1973 e atualmente contam com o apoio dos genros Valmir e Sadi e do neto Marcos para as atividades da lavoura. Nesta safra implantaram uma cultivar de ciclo curto, a semeadura foi entre os dias 16 e 17 de outubro e realizaram o correto manejo agrícola, agora existem boas expectativas e esperam uma produção dentro da média da região. A engenheira agrônoma da Copagril, Thais Regina Lengert, que faz a assistência técnica nas áreas do casal explica que o manejo foi adequado durante toda safra, mesmo com um clima seco para implantação e chuvoso em janeiro, os resultados estão dentro do esperado.

Desafios - Conforme avaliação da equipe técnica da Copagril, a safra 20/21 teve desafios na implantação (regularmente realizada em setembro), mas nesta edição, em decorrência das precipitações (chuvas) irregulares, a grande parte das lavouras foi semeada a partir da segunda quinzena de outubro de 2020. Com a implantação concluída, o clima favoreceu e os produtores da área da Copagril executaram o manejo adequado da cultura. Houve um período de chuva mais intenso em janeiro, inclusive com dias nublados, o que alterou o desenvolvimento regular das plantas, com tudo, sem grandes mudanças na maior parte das lavouras. Agora os produtores iniciam o manejo de fim de ciclo e se preparam para uma colheita mais concentrada, entre 10 a 15 dias de trabalho.

Planejamento - Lore e Beno entregam a produção na Copagril e já aproveitam o acompanhamento da Thais e do gerente da Unidade Rondon, Laércio Fincke, para planejar as próximas safras. A equipe técnica da Copagril está a campo atendendo, acompanhando e orientado os produtores para colaborar com os melhores resultados, agricultores interessados podem contatar a Unidade Copagril mais próxima para mais informações. (Imprensa Copagril)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias